Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ANGELA LIMA ASSUNÇÃO

DISCENTE: MARIA ANGELA LIMA ASSUNÇÃO
DATA: 20/08/2014
LOCAL: SALA B 07

USO DIDÁTICO DO FACEBOOK:

ESTRATÉGIAS DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL POESIA

Palavras-chave: Poesia. Gênero literário. Estratégias de Leitura. Facebook.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O baixo desempenho dos alunos do Ensino Fundamental nas atividades de leitura e escrita suscita a busca por ações que minimizassem esse problema que é perceptível, principalmente, no ensino público. Daí, a necessidade de implementação de uma prática educativa pautada em teorias consistentes que levassem o estudante a desenvolver as habilidades leitoras. A falta de interesse da maioria dos alunos de uma turma do 7º Ano B pela leitura de textos poéticos, nos leva a questionar: Por que os alunos não gostam de ler poesia? Gostam de ler textos de outro gênero? A metodologia de ensino de leitura desperta o interesse dos alunos pela poesia? Utilizar o facebook como suporte textual para esse gênero pode estimular o prazer de ler poesia? Desse modo, sabendo que os adolescentes interagem diariamente nesse ambiente virtual, surgiu a ideia de organizar e desenvolver novas possibilidades de leitura mediada pelas TICs. Para tanto, foi imprescindível fazer uma investigação sobre as condições de uso dessa plataforma por esses estudantes e, a partir daí, planejar ações que visassem à melhoria da situação constatada.Traçamos como objetivo geral realizar uma intervenção pedagógica na referida turma, propondo atividades significativas nas quais fossem utilizadas estratégias que envolvessem a rede social facebook como suporte para veiculação de textos poéticos, além de proporcionar um espaço de interação entre os alunos e a pesquisadora. O estudo situa-se no âmbito da Linguística Aplicada e fundamenta-se nas reflexões teóricas de estudiosos e pesquisadores que atuam nas áreas de conhecimentos específicos necessários à construção da proposta, tais como: Silveira (2004), Bakhtin (2011), Bronckart, (1997), Marcuschi (2008), Kleiman (2013), Solé (1998), Geraldi (2006), Dolz; Noverraz; Schineuwly (2004), Oliveira (2010), Cosson (2007), Antunes (2009), Gabriel (2006), Kenski (2007), Moran (2008), dentre outros, como também nas orientações contidas nos PCN (1998) e no PPP (2013) da Escola. A metodologia utilizada segue algumas nas orientações da pesquisa-ação, numa perspectiva de abordagem qualitativa. Os instrumentais de investigação incluem questionários, entrevistas, observações e anotações de campo. Apresentamos como justificativa a necessidade de reflexão sobre os problemas educacionais partindo da nossa realidade, a fim de estabelecermos estratégias adequadas para o combate às fragilidades detectadas. Além disso, precisamos incorporar à nossa prática docente o uso pedagógico das TICs, para melhor atender às necessidades educacionais da geração de “nativos digitais” oferecendo-lhes um ensino de Língua Portuguesa significativo que se ajuste aos seus interesses.

Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Notícia cadastrada em: 06/08/2014 16:04