Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CARLA DE SOUSA FERREIRA

DISCENTE : ANA CARLA DE SOUSA FERREIRA
DATA : 06/11/2023
LOCAL: Sala virtual: Plataforma Google Meet

Causalidade e contraste em artigo de opinião: uma intervenção pedagógica no ensino fundamental

Argumentação. Causalidade. Contraste. Linguística Funcional norte-americana. Linguística Textual.

Nossa pesquisa focaliza, por meio de uma intervenção pedagógica em turma do 9º ano do Ensino Fundamental, as relações de causalidade e contraste mobilizadas no gênero artigo de opinião. Objetivamos contribuir para o aprimoramento da competência comunicativa dos alunos em situação de escrita monitorada, por meio de um trabalho com os mecanismos linguísticos que estabelecem relações de causalidade e contraste. Para tanto, fundamentamo-nos na Linguística Funcional norte-americana (GIVÓN, 1995; FURTADO DA CUNHA; BISPO, 2013) e em sua correlação com o ensino de língua portuguesa (BISPO; CORDEIRO; LUCENA, 2022), conforme delineado nos documentos curriculares oficiais (BRASIL, 1998, 2018). Também mobilizamos contribuições da Linguística Textual, notadamente com base em Koch (2000), Marcuschi (2005, 2008) e Antunes (2003, 2005), e da Semântica Argumentativa, conforme Ducrot (1984). Metodologicamente, a pesquisa ora proposta é de natureza quali-quantitativa, envolvendo aspectos descritivos e explicativos. O caráter descritivo relaciona-se à caracterização dos elementos linguísticos mapeados nas produções textuais dos alunos, bem como ao tratamento dado a esses elementos pelas gramáticas tradicionais, com base em levantamento bibliográfico. Os aspectos explicativos devem-se à análise e à interpretação do material gerado no processo interventivo. Uma vez que a intervenção pedagógica foi recentemente implementada, mas os dados gerados ainda não foram analisados, não temos discussão de resultados atinentes a essa parte da pesquisa. Contudo, iniciamos a análise de coleções didáticas aprovadas no PNLD 2020-2023 quanto ao tratamento de elementos linguísticos que veiculam relações de causalidade e contraste, em termos de sua relevância para a organização de textos argumentativos e para a construção e/ou direcionamento da argumentação.

Presidente - 1551756 - EDVALDO BALDUINO BISPO
Externo à Instituição - FERNANDO DA SILVA CORDEIRO - UFERSA