Banca de QUALIFICAÇÃO: ALVINA NOBRE DA SILVA

DISCENTE : ALVINA NOBRE DA SILVA
DATA : 13/11/2023
LOCAL: REMOTO

TRAÇOS DA HISTÓRIA DE BAÍA FORMOSA/RN PELA VOZ DOS ANTIGOS NA ESCRITA DOS ALUNOS

Palavras-chave: Escrita. Reescrita. Sequência didática.

Muitas reflexões sobre a escrita dos alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, tem nos inquietado de forma a questionarmos como o ensino dessa escrita vem sendo desenvolvido em sala de aula e isso nos leva a pensar sobre a sua importância e como os alunos a concebem no processo de aprendizagem. Diante disso, percebemos a necessidade de priorizarmos um trabalho com a escrita como produtora de sentido para minimizar o fracasso que permeia a produção textual em sala de aula. Nessa perspectiva, desenvolvemos um trabalho que vise avaliar o desenvolvimento da produção textual dos alunos do 8º ano da Escola Estadual Águida Sucupira por meio de uma sequência didática, no município de Baía Formosa/RN. A pesquisa realizada conta com alunos na faixa etária de 12 e 13 anos. O objetivo do projeto é Levar o aluno a refletir sobre aquilo que escreve; despertar nos alunos o entusiasmo pela produção textual ao narrar as histórias da sua e estimular no aluno a produção textual sem o “peso” da produção escolar. Esta pesquisa tem como suporte teórico: Brandão (2008), Brasil (1998), Schneuwly e Dolz (2004) entre outros. Os procedimentos metodológicos foram entrevistas com pessoas da comunidade sobre a história do município de Baía Formosa/RN. Nesta pesquisa de mestrado mostramos mediante sequência didática uma proposta sobre a escrita, consolidada pelo gênero textual relato em uma turma de 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Águida Sucupira do município de Baía Formosa/RN. Esperamos que o estudo e trabalho desenvolvido por meio da escrita traga para o contexto educacional, muitas contribuições acerca das questões que visem aprimorar a escrita dos alunos.

Externa à Instituição - CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS - IFRN
Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA