Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA CAMPELO DA CRUZ

DISCENTE : MARTA CAMPELO DA CRUZ
DATA : 31/10/2023
LOCAL: Ambiente virtual: meet

A FORMAÇÃO LEITORA DO ALUNO DO 6º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOCO NO LETRAMENTO LITERÁRIO

Leitura, Escrita, Letramento literário.

Este trabalho pretende atender aos interesses propostos pelo programa Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, que objetiva a formação do professor de Língua Portuguesa para qualificá-lo no exercício da docência, apresentando um projeto relevante para os discentes de sua comunidade escolar e que, também, possa ser desenvolvido por outros professores em suas localidades de origem. Esta pesquisa possui caráter de mediação pedagógica e está especificamente direcionada aos anos finais do Ensino Fundamental da Educação Básica, cujo objetivo principal é fomentar o interesse do estudante pela leitura, escrita e compreensão, preenchendo lacunas de aprendizagem existentes. Os estudantes são oriundos de escolas da zona rural e urbana do município de Guamaré, matriculados na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, 6º Ano, turno vespertino. O objeto de estudo está centrado na obra literária de Pedro Bandeira Alice no país da mentira. A proposta de mediação visa corrigir a defasagem que há nesse ano de ensino quanto ao domínio de aptidões que deveriam ocorrer ainda nos anos iniciais, mas que não são atingidas no tempo e idade certa, conforme preceitua os documentos oficiais.  Dessa forma, será o letramento literário o aporte para a contribuição na formação leitora do aluno e os objetivos específicos aludem na identificação do nível de conhecimento literário do estudante, o resgate de sua memória literária à formação proficiente. A metodologia de trabalho constará da execução de uma Sequência Didática Básica. Este estudo se fundamenta na base teórica a partir de Rildo Cosson, Annie Rouxel e Gerárd Langlade.

Presidente - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 277353 - HENRIQUE EDUARDO DE SOUSA - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 13:21