Banca de QUALIFICAÇÃO: NERE ELMA FREITAS DE SOUZA

DISCENTE : NERE ELMA FREITAS DE SOUZA
DATA : 30/10/2023
LOCAL: meet.google.com/oux-ctuv-way

O GÊNERO ENTREVISTA: RETEXTUALIZAÇÃO DE RELATOS PESSOAIS ORAIS SOBRE A PANDEMIA POR COVID-19 POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

entrevista; contínuo de oralidade e escrituralidade; retextualização; relato pessoal; pandemia.

Do ponto de vista do meio de veiculação, a entrevista oral é um gênero da oralidade, já que é veiculada fonicamente. Todavia, do ponto de vista de sua concepção discursiva ou estilo (culto e ou formal), tal gênero transita no contínuo de oralidade e escrituralidade, apresentando afinidades tanto com a oralidade, por exemplo, com relação ao alto grau de cooperação (possibilidade de intervenção do discurso) e de dialogicidade (troca de papéis conversacionais), quanto com a escrituralidade, por exemplo, no que tange ao seu caráter público e planejado, o que suscita estratégias de verbalização tais como alta variação lexemática e densidade informacional, entre outras. Como consequência, a produção e recepção desse gênero demanda estratégias complexas de reconhecimento das condições de comunicação e das estruturas linguísticas adequadas à situação. Nesse sentido, o trabalho com a entrevista em sala de aula contribui para a aquisição e construção de uma representação de um papel público diferente da identidade privada dos interlocutores e de capacidades de linguagem diversas (SCHNEUWLY/DOLZ, 2004). O presente estudo busca elaborar uma proposta de intervenção pedagógica para a ampliação da competência discursiva oral de alunos do 5º. Ano do Ensino Fundamental a partir de atividades de retextualização do gênero entrevista. Os instrumentos teórico-metodológicos advêm do Modelo de Tradições Discursivas (KOCH, 1997; KOCH/OESTERREICHER, 2007 [199]; KABATEK, 2006, entre outros), da Linguística de Texto (COSERIU, 2007; MARCUSCHI, 2008; 2010) e do Grupo de Genebra (DOLZ/NOVERRAZ/SCHNEUWLY, 2004; SCHNEUWLY/DOLZ, 2004, entre outros). Na primeira fase do projeto, de caráter interventivo, desenvolver-se-á uma sequência didática com atividades de retextualização a partir do gênero entrevista oral, que culminarão com a produção de uma entrevista oral com membros da comunidade escolar sobre a temática “Experiências Pandêmicas” e sua retextualização escrita, a ser publicada em e-book. Na segunda fase, de caráter interpretativo, relatar-se-á a execução da proposta, bem como analisar-se-ão as produções orais e escritas com relação à sua localização no contínuo de oralidade e escrituralidade, a fim de se verificar o impacto da intervenção na ampliação da capacidade discursiva oral dos alunos.

Presidente - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA
Interna - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA