Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBERSON FARIAS DE MEDEIROS

DISCENTE : KLEBERSON FARIAS DE MEDEIROS
DATA : 27/10/2023
LOCAL: meet.google.com/bwb-vsta-nom

Leitura de mundo e construção de sentidos: a formação da competência leitora por meio de textos e gêneros multimodais

Leitura; competência leitora; multimodalidade; estratégias de leitura.

A constatação da ausência ou escassez de atividades que objetivam colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem, conforme sugerem os documentos legais PCN (1997) e BNCC (2018), despertou nosso interesse em trabalhar com textos e gêneros multimodais, em especial, anúncio publicitário e propaganda, como uma das possibilidades de estimular a formação da competência leitora dos alunos, na turma de nono ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Elza Bezerril Ribeiro, no distrito de Piquiri, zona rural de Canguaretama - RN. Dessa forma, surgiu a necessidade de buscar estratégias de leituras cognitivas e metacognitivas, que pudessem contribuir para se minimizarem os impactos causados pelo baixo interesse em atividades de leitura. Nesse contexto, a inserção das linguagensmultimodais aparece como uma das inúmeras possibilidades para se ressignificarem as aulas de língua portuguesa e assim se promover a inserção de ações de leitura e escrita. Discutiremos como elaborar atividades de leituras que propiciem autonomia e criticidade aos educandos. Para tal fim, exploraremos o conceito de competência leitora proposto na BNCC (2018), além das estratégias de leitura, trazidas por autores como Koch e Elias (2010), Kleiman (2022), Solé (1998), Koch (2002) e Kato (1998). No que se refere à análise de gêneros discursivos, tomaremos por base os trabalhos de Bakhtin (1997) e Bronckart (1999), levando em consideração a língua em seus enfoques discursivos e enunciativos, e não em suas especificidades formais. Ainda sobre a perspectiva de gêneros textuais, analisaremos as contribuições de Kress (1989, 2003) e Marcuschi (2007). No tocante a multimodalidade, investigaremos os estudos propostos Dionísio (2005), Kress e Van Leeuwen (2006), Kleiman (2010), Rojo (2013), entre outros que irão compor a base teórica da pesquisa, em conformidade com os documentos oficiais PCN e BNCC. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira a multimodalidade presente nos gêneros propaganda e anúncio publicitário podem contribuir com a formação da competência crítica e leitora dos alunos da turma de 9º ano do Ensino Fundamental II da escola campo da pesquisa. Nossos objetivos específicos são: i) perceber os tipos de linguagens que compõem os textos multimodais; ii) explorar a multimodalidade presente nos gêneros textuais propaganda e anúncio publicitário; iii) interpretar e refletir criticamente as informações implícitas e explícitas nos gêneros textuais analisados. Ainda que nosso trabalho não tenha pretensões de remodelar ou recriar as práticas de ensino e aprendizagem, esperamos, com ele e a partir dele, lançar, possibilitar e motivar novos olhares e processos de (auto)reflexão dos alunos participantes da pesquisa, no que compete ao estímulo da competência leitora.

Presidente - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Externo à Instituição - LUIZ HERCULANO DE SOUSA GUILHERME - IFSC
Notícia cadastrada em: 16/10/2023 16:42