Banca de DEFESA: GLAUCIA MORAES CAMARGO

DISCENTE : GLAUCIA MORAES CAMARGO
DATA : 19/10/2023
LOCAL: https://meet.google.com/fcf-ktuu-mmb

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS A SERVIÇO DA COMPREENSÃO LEITORA: UMA PROPOSTA COM TEXTOS INSTRUCIONAIS E DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Leitura; metacognição; think-alouds, estratégias de leitura

A leitura, além de ser um meio para outros aprendizados, é em si mesma um objeto de conhecimento que deve ser ensinado em seu processo. No entanto, o que percebemos é que leitores inexperientes não alcançam a proficiência em leitura devido ao fato de as atividades escolares de leitura focarem na decodificação de textos, recitação de leitura em voz alta ou perguntas de interpretação que visam avaliar o resultado da leitura. Reconhecemos, baseados na experiência em sala de aula e em testes de proficiência em leitura tais como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que a realidade brasileira, no que diz respeito à leitura, está longe de ser a ideal. Diante desse contexto, elaboramos o presente trabalho de caráter interpretativo e propositivo, cujo objetivo geral é caracterizar o ensino de compreensão leitora com base em estratégias metacognitivas e transpor tais estratégias em atividades didáticas com vistas a aperfeiçoar a compreensão leitora de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, elaboramos os seguintes objetivos específicos: i. Definir a compreensão leitora com base em estratégias metacognitivas; ii. Elaborar material didático para promoção de estratégias metacognitivas no ensino de leitura; iii. Discutir limites e potencialidades do ensino de estratégias metacognitivas no contexto do ensino de compreensão leitora no Brasil. Para tanto, apoiamo-nos nos modelos de metacognição de Flavell (1979), Brown (1987) e Schraw e Dennison (1994). Entendemos que o leitor inexperiente (aluno) pode aprender com o leitor experiente (professor) estratégias metacognitivas de leitura que irão auxiliá-lo a tornar-se um bom utilizador de estratégias (PRESSLEY; BORKOWSKI; SCHNEIDER, 1987) e a alcançar a compreensão leitora com autonomia. Para tanto, propomos um material didático que privilegia o uso de think-alouds, segundo orienta Davey (1983) e Block e Israel (2004), utilizando textos presentes em livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, com o intuito de que, através da verbalização das estratégias utilizadas pelo professor, se torne possível promover a aquisição das mesmas estratégias pelos alunos.

Presidente - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interno - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Externo ao Programa - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE - UFRNExterno à Instituição - VERENA KEWITZ - USP
Notícia cadastrada em: 16/10/2023 15:36