Banca de DEFESA: FABÍOLA ADRIANA DE MACEDO BARROS

DATA : 26/10/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ure-cqdo-wvq

LEITURA E ESCRITA: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO DO SILÊNCIO EM VIDAS SECAS

Vidas Secas. Silêncio. Sentido. Compreensão. Escrita.

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições das práticas de leitura e compreensão do silêncio na produção de textos. O estudo, de caráter teórico-metodológico, pauta-se na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos. A proposta é possibilitar o desenvolvimento da competência leitora e, assim, contribuir para a capacitação do sujeito produtor de textos. Tal proposta mostra-se embasada em As formas do silêncio: no movimento dos sentidos, de Orlandi (2007). A leitura das categorias do silêncio visa instrumentalizar alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de modo a minimizar as dificuldades que muitos ainda apresentam em relação à leitura, compreensão e escrita. As práticas direcionadas neste sentido buscam direcionar o aluno a partilhar seus conhecimentos na leitura do texto literário, motivando-o, assim, a tornar-se um leitor proficiente e um produtor de textos competente. A metodologia orienta-se nas práticas de leitura e compreensão, com o propósito também de trabalhar a língua em suas modalidades oral e escrita, desvinculando-se de regras gramaticais descontextualizadas. O Produto Destacável organiza-se conforme as estratégias de Solé (1998). Para realizá-las, foram elencados exercícios distribuídos em módulos. No módulo 1, são propostas atividades de leitura e compreensão com vistas à oralização. Esta prática viabiliza gradativamente o entendimento do sentido do silêncio e suas categorias. No segundo, oportunizam-se o conhecimento do autor e o contexto da obra. Nos módulos seguintes, efetiva-se a produção de relatos, com base nas operações de retextualização organizadas por Marcuschi (2010), dentro da perspectiva do contínuo de fala e escrita, a fim de contribuir de modo satisfatório para a formação de um sujeito leitor com criticidade e competência na escrita.

Presidente - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA