Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE CRISTINA GOMES DE LIMA LEANDRO

DISCENTE : ELAINE CRISTINA GOMES DE LIMA LEANDRO
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Remoto pelo Meet

ANÁLISE DE TEXTOS NARRATIVOS ESCRITOS POR ALUNOS DA COMUNIDADE RURAL DE MASSARANDUBA, CEARÁ MIRIM/RN: “a história contida” de sujeitos da experiência

Texto narrativo; Escrita; Sujeitos da experiência.

Atualmente, os alunos tendem a ocupar grande parte do seu tempo nas redes sociais ou com jogos digitais, assim deixam de aproveitar momentos que podem ser marcantes em suas vidas. Por isso, os alunos, “nesta pesquisa”, em contexto de sala de aula, foram instigados a relatar e a escrever acontecimentos narrados do seu dia a dia, transformando-os no escritor da sua própria experiência.  Temos como objetivo geral analisar os efeitos de atividades linguageiras na produção de textos narrativos decorrentes de prática de escrita pautada na constituição de sujeitos da experiência. Trazemos como objetivos específicos i) identificar marcas linguístico-discursivas indicadoras do estilo de escrita em textos narrativos produzidos em sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental; ii) propor práticas de ensino de escrita de textos narrativos, a partir de atividades criadoras da linguagem que considerem a história contida, ampliando as possibilidades de escrever e ii) interpretar, a partir da língua, traços discursivos que possam evidenciar a emergência de uma escrita criativa, sobretudo, dando destaque às experiências do sujeito que escreve. Esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, Massaranduba, Ceará-Mirim/RN, pelos estudantes do 7º ano do ensino fundamental, que tiveram a prática de produzir a escrita de textos narrativos. Para delinear os aspectos estruturais e sequenciais da narrativa, tomamos como referenciais teórico-metodológicos os estudos de Franchi (1987), Geraldi (1997 e 2011) Larrosa (2014) e Possenti (2011). Esperamos que as atividades linguageiras para a escrita de textos narrativos permitam que os alunos, por meio de suas práticas como sujeito da experiência, consigam compor características e enunciados que estão ao seu redor, em seu cotidiano, além do âmbito escolar, e assim, possam se identificar e narrar as histórias das quais é parte integrante. Então, por meio da intervenção, decidimos elaborar um Caderno Didático de acordo com a proposta de texto mencionada no campo metodológico desta pesquisa, que tem o objetivo de informar aos professores a existência de estratégias de escritas narrativas para instigar os alunos a escrever mais, assim, os professores terão um material disponível para que possa complementar o ensino de Língua Portuguesa na esfera da linguagem.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interna - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS