Banca de DEFESA: EDSON CARLOS DA SILVA

DATA : 21/09/2023
LOCAL: Auditório principal do Instituto Ágora

O  debate como prática social em livros aprovados pelo PNLD 2020

ensino de língua portuguesa; debate; prática social.

Debater, respeitando a ética e a negociação de ideias, constitui-se, ao longo da História da humanidade, prática de contínua construção da civilidade. Contemporaneamente, como demonstrações públicas (presenciais e/ou mediadas pelas redes sociais) de polaridade de ideias, tem-se tornado prática reiterada, aprender a debater vem se tornando prática de ainda maior relevância. Isso implica pensarmos o debate para além do conceito de gênero discursivo oral e/ou de objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa, ou seja, como prática social. Dessa forma, esta dissertação focaliza o debate como evento de letramento propício à argumentação para o exercício da cidadania. Nesse sentido, compreende-o como prática social que envolve a argumentação oral, escrita e multimodal, destacando, sobretudo, a interação entre sujeitos cujo interesse seja ouvir seus interlocutores para compreender posicionamentos, abrir-se ao diálogo, à negociação de ideias e, provavelmente, à minimização de polarizações. Assim, cientes da inserção do debate no campo de atuação da vida pública pela Base Nacional Comum Curricular, buscamos verificar em que livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo triênio PNLD 2020-2022, esse tipo de trabalho com o debate se concretiza. Metodologicamente, esta pesquisa documental é de natureza qualitativa e interpretativista e analisa atividades didáticas que trabalham o debate em dois volumes do 8o ano. Para isso, partimos de três questões norteadoras: (i) de que modo o “debate” é contemplado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?; (ii) como, nos dois volumes do 8o ano dos livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo triênio PNLD 2020-2022, o “debate” é trabalhado como prática social?; (iii) como esse trabalho com o “debate” pode contemplar as habilidades do campo da vida pública, elencadas pela BNCC? Fundamentam nossa análise a concepção dialógica da língua(gem), os estudos de letramentos de vertente sociocultural, os estudos de argumentação interacional e a pedagogia crítica. Os resultados sinalizam que o trabalho com o debate, nos dois volumes analisados, compreende: (i) eventos que, de fato, aconteceram na realidade social brasileira; (ii) temas polêmicos de relevância para a cultura e a economia; (iii) prática social que ultrapassa a esfera escolar. Portanto, embora ainda focalizem alguns elementos meramente estruturais, não restringem o ensino do debate aos elementos constitutivos do gênero oral tampouco a transformam em apenas um objeto de ensino, pois oferecem subsídios para que o professor e os estudantes o analisem como prática social da vida pública. Por fim, para contribuir com essa perspectiva, apresentamos como produto destacável uma oficina de letramento que orienta o trabalho com o debate como prática social.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externa ao Programa - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES - UFRNExterna à Instituição - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO - UERN
Notícia cadastrada em: 18/08/2023 09:52