Banca de DEFESA: WALERYA SILVEIRA DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALERYA SILVEIRA DA ROCHA
DATA : 27/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: no Remoto
TÍTULO:

REVOLVENDO A TERRA PARA CULTIVAR RAÍZES: O LETRAMENTO
LITERÁRIO A PARTIR DA OBRA O ARADO, DE ZILA MAMEDE


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Letramento literário. Zila Mamede


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa na educação básica enfrenta desafios que dizem respeito à formação de um aluno com hábito de leitura. Há, entre os professores, a preocupação em desenvolver maneiras de se trabalhar os textos literários em sala de aula de forma que provoquem nos alunos o interesse em ler cada vez mais textos, fazendo disso um hábito que, provavelmente, se consolidará em sua vida adulta. A leitura de textos literários na escola, sobretudo no ensino fundamental, pode ser uma grande aliada no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. Neste sentido, os poemas são ferramentas importantes, pois estimulam os alunos a expressarem sua criatividade, sentimentos e emoções ao se identificarem de alguma forma com o texto. Essa identificação pode ser ainda mais profunda quando se trata da leitura de poetas locais. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de atividade de letramento literário a fim de despertar o hábito da leitura com pensamento reflexivo nos alunos a partir dos poemas de Zila Mamede. Para isso, exploramos textos de teóricos que colaboraram com a nossa pesquisa: Cosson (2020,2021) que traz orientações acerca do letramento literário e círculos de leitura; Candido (2001) e Compagnon (2009) nos fazem refletir sobre  a importância da literatura na vida das pessoas desde os tempos mais antigos até hoje; Geraldi (2011), Mello (2012) e Rouxel (2011) que apontam problemas e deficiências no ensino da literatura na escola e orientam sobre como devem ser e Brasil (2017) que direciona o ensino de literatura no nível fundamental da educação básica; Aquino (2005), Alves (2016) e Mamede (2005) que exploram e analisam os versos da obra O arado. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e, a partir desse referencial teórico, construímos uma sequência básica de letramento literário que está especificada num produto direcionado a professores de LP que busquem fomentar o hábito da leitura literária em turmas de ensino fundamental.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Externa à Instituição - CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS - IFRN
Notícia cadastrada em: 06/03/2023 11:12
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