Banca de DEFESA: VERONICA MARIA DE SOUZA CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERONICA MARIA DE SOUZA CAMPOS
DATA : 22/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES DA NEGRITUDE NA ESCOLA: CANÇÕES DE RESISTÊNCIA NA EJA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Canções; Resistência; Educação; Letramento Literário.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

As canções de resistência e protesto externam realidades e experiências que podem ser semelhantes às dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcadas por opressão, exclusão e desigualdade social. Essas canções são manifestações literárias que podem ir de encontro à ideologia, servindo como forma de contestar o status quo estabelecido. Com base nesse cenário, o objetivo geral deste trabalho é conscientizar os alunos, aproximando-os da negritude, através de canções. Além disso, elaborou-se um projeto de intervenção para a EJA, em formato de letramento literário e em sequência básica, a partir das canções “A mão da limpeza” de Gilberto Gil e “A carne” de Elza Soares. Foi elaborada uma pesquisa bibliográfica que servirá de fonte para a ação. A pesquisa é uma investigação-ação, que utiliza técnicas de pesquisa para informar a ação que se decide tomar para melhorar a prática. Isto foi feito através da elaboração e execução da sequência básica, em que se coloca os alunos para serem protagonistas na construção dos sentidos do texto. O embasamento teórico principal foi tecido com, Césaire (1939), Munanga (2003), (2009), Depestre (1980),  em relação às discussões acerca do negro; diante da canção e resistência tem-se: Lajolo (1989), Pinheiro (2018); Zilberman (2008), Costa (2010), Botafogo (2015); já em face ao tema literatura negra e ensino dessa literatura no Brasil, tem-se Duarte (2011); Bernd (1988); Compagnon (2009); Cosson (2006) (2020); por último, o projeto de intervenção se baseou em Cosson (2006) (2009), em Graves e Graves (1995). Ao término da sequência, acredita-se que o projeto servirá como fonte de aplicação de aulas para professores do ensino básico, onde ainda há práticas ultrapassadas que dificultam o procedimento na socialização e construção do saber, o intuito é, assim, o de melhorar a qualidade do ensino, pois na modalidade EJA, o aprender precisa ser expressivo à vida dos alunos.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Externa ao Programa - 1515458 - MARTA APARECIDA GARCIA GONCALVES - UFRNExterna à Instituição - MARIA SUELY DA COSTA
Notícia cadastrada em: 06/03/2023 11:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao