Banca de DEFESA: IONARA ARAUJO CASSIANO

DISCENTE : IONARA ARAUJO CASSIANO
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Remoto pelo Meet

ENSINO DA ESCRITA ARGUMENTATIVA NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino remoto; Escrita argumentativa; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Discussões acerca da importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, no cenário educacional brasileiro, figuram há algum tempo, assim como debates sobre a competência dos alunos no ensino básico em relação à escrita. Considerando a necessidade de se ler e produzir textos escritos, especialmente os argumentativos, durante os últimos anos de estudo da educação básica, somado ao novo formato de ensino imposto pela pandemia da Covid-19, empreendemos uma pesquisa direcionada por três perguntas norteadoras, a saber: i) quais estratégias pedagógicas podem ajudar no ensino da escrita de textos argumentativos remotamente?; ii) como as Tecnologias da Informação e Comunicação  (TDIC) podem ser usadas e contribuir no processo de ensino, considerando-se o contexto remoto?; e iii) como sistematizar estratégias de ensino em um caderno pedagógico de modo a ajudar diferentes professores a refletir e construir práticas de ensino da escrita argumentativa, considerando o uso das TDIC no ensino remoto? A fim de responder as questões elencadas acima, definimos como objetivo geral de pesquisa apontar estratégias para o trabalho de textos argumentativos com alunos das séries finais do ensino fundamental fazendo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de ensino remoto; e como objetivos específicos: a) apresentar um panorama geral das transformações ocorridas no cenário educacional durante a pandemia da Covid-19 no Brasil; b) elencar algumas ferramentas utilizadas no contexto de ensino remoto que sejam úteis para o ensino da produção textual; c) sugerir o trabalho com o texto argumentativo a partir de estratégias que sejam adaptáveis ao contexto de ensino remoto; d) planejar estratégias pedagógicas para o ensino da escrita de textos argumentativos e transformá-las em um caderno pedagógico que poderá auxiliar docentes nessa área de pesquisa e/ou atuação. Como referencial teórico, elencamos Geraldi (2013), Koch (2016) e Marcuschi (2008) para discorrer acerca do que vem a ser um texto, suas particularidades e concepções; Koch, Elias (2021) e Cabral (2011, 2013) para discorrer sobre a argumentação e escrita argumentativa; Palomanes (2019) para apresentar algumas das estratégias que podem ser utilizadas como base para o ensino de produção textual; Martins (2020) para apresentar o contexto de aulas remotas posto pela pandemia da covid-19 e Bacich e Moran (2018) para refletir sobre a importância do uso das ferramentas tecnológicas digitais na educação. Intencionamos, por meio da proposição interventiva sistematizada, elaborar um caderno pedagógico direcionado aos professores de língua portuguesa, objetivando oferecer subsídios à prática docente deles no que diz respeito ao ensino da escrita argumentativa dentro do nível básico de ensino, articulado ao uso das TDIC, vislumbrando sua utilização dentro do contexto de ensino remoto.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interna - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS