Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCIA MORAES CAMARGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUCIA MORAES CAMARGO
DATA : 26/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/mqq-uyrh-zfi
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS A SERVIÇO DA COMPREENSÃO LEITORA: UMA PROPOSTA COM TEXTOS INSTRUCIONAIS E DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura; metacognição; think-alouds, estratégias de leitura


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A leitura, além de ser um meio para outros aprendizados, é em si mesma um objeto de conhecimento que deve ser ensinado em seu processo. No entanto, o que percebemos é que leitores inexperientes não alcançam a proficiência em leitura devido ao fato de as atividades escolares de leitura focarem na decodificação de textos, recitação de leitura em voz alta ou perguntas de interpretação que visam avaliar o resultado da leitura. Reconhecemos, baseados na experiência em sala de aula e em testes de proficiência em leitura tais como o PISA (Programa Internacional de avaliação de estudantes), que a realidade brasileira, no que diz respeito à leitura, está longe de ser a ideal. Diante desse contexto, elaboramos o presente trabalho de caráter interpretativo e propositivo, cujo objetivo geral é propor atividades didáticas que se utilizem de estratégias metacognitivas, com vistas a aperfeiçoar a compreensão leitora de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, elaboramos o seguinte trajeto: i) fazer levantamento de diferentes estratégias metacognitivas de acordo com a literatura especializada; ii) fazer levantamento de atividades que são adequadas para cada uma dessas estratégias; iii) elaborar atividade diagnóstica para detectar o grau de consciência metacognitiva dos alunos; e iv) elaborar material didático para a promoção de estratégias metacognitivas. Para tanto, nos apoiamos nos modelos de metacognição de Flavell (1979), Brown (1987) e Schraw e Dennison (1994). Entendemos que o leitor inexperiente (aluno) pode aprender com o leitor experiente (professor) estratégias metacognitivas de leitura que irão auxiliá-lo a tornar-se um bom utilizador de estratégias PRESSLEY, BORKOWSKI e SCHNEIDER (1987) e a alcançar a compreensão leitora com autonomia. Para tanto, propomos um material didático que privilegia a utilização de think-alouds, segundo orienta Davey (1983) e Block e Israel (2004), utilizando textos presentes em livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, com o intuito de que, através da verbalização das estratégias utilizadas pelo professor torne-se possível promover a aquisição das mesmas estratégias pelos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interno - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Externo ao Programa - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE - UFRN
Notícia cadastrada em: 08/09/2022 09:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao