Banca de QUALIFICAÇÃO: WALERYA SILVEIRA DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALERYA SILVEIRA DA ROCHA
DATA : 15/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: 2H3
TÍTULO:

REVOLVENDO A TERRA PARA CULTIVAR RAÍZES: O LETRAMENTO
LITERÁRIO A PARTIR DA OBRA O ARADO, DE ZILA MAMEDE


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Letramento literário. Zila Mamede


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa na educação básica enfrenta desafios que
dizem respeito à formação de um aluno leitor. Há, entre os professores, a preocupação
em desenvolver maneiras de se trabalhar os textos literários em sala de aula de forma
que provoquem nos alunos o prazer pela leitura e o interesse em ler cada vez mais
textos, fazendo disso um hábito que, provavelmente, se consolidará em sua vida adulta.
A leitura de textos literários na escola, sobretudo no ensino fundamental, pode ser uma
grande aliada no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. Neste sentido, os
poemas são ferramentas importantes, pois estimulam os alunos a expressarem sua
criatividade, sentimentos e emoções ao se identificarem de alguma forma com o texto.
Essa identificação pode ser ainda mais profunda quando se trata da leitura de poetas
locais. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de atividade de letramento
literário a fim de despertar o hábito da leitura com pensamento reflexivo nos alunos a
partir dos poemas de Zila Mamede. Para isso, exploramos textos de teóricos que
colaboraram com a nossa pesquisa: Cosson (2020,2021) que traz orientações acerca do
letramento literário e círculos de leitura; Cândido (2001) e Compagnon (2009) nos
fazem refletir sobre a importância da literatura na vida das pessoas desde os tempos
mais antigos até hoje; Geraldi (2011), Mello (2012) e Rouxel (2011) que apontam
problemas e deficiências no ensino da literatura na escola e orientam sobre como devem
ser e Brasil (2017) ; Brasil (2017) que direciona o ensino de literatura no nível
fundamental da educação básica; Aquino (2005), Alves (2016) e Mamede (2005) que
exploram e analisam os versos de O arado. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e, a
partir desse referencial teórico, construímos uma sequência básica de letramento
literário que está especificada num caderno pedagógico direcionado a professores de LP
que busquem fomentar o hábito da leitura literária em turmas de ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Notícia cadastrada em: 31/08/2022 14:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao