Banca de QUALIFICAÇÃO: IONARA ARAUJO CASSIANO

DISCENTE : IONARA ARAUJO CASSIANO
DATA : 27/07/2022
LOCAL: Remoto pelo Meet

ESCRITA ARGUMENTATIVA: UMA PROPOSTA PARA O CONTEXTO DE AULAS REMOTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino remoto; Escrita argumentativa; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Discussões acerca da importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, no cenário educacional brasileiro, figuram há algum tempo, assim como debates sobre a competência dos alunos no ensino básico em relação à escrita. Considerando a necessidade de se ler e produzir textos escritos, especialmente os argumentativos, durante os últimos anos de estudo da educação básica, somado ao novo formato de ensino imposto pela pandemia da Covid-19, empreendemos uma pesquisa direcionada por três perguntas norteadoras, a saber: i) quais estratégias pedagógicas podem ajudar no ensino da escrita de textos argumentativos remotamente?, ii) como as TDICs podem ser usadas e contribuir no processo de ensino considerando o contexto remoto? e iii) como sistematizar estratégias de ensino em um caderno pedagógico de modo a ajudar diferentes professores a refletir e construir práticas de ensino da escrita argumentativa, considerando o uso das TDICs no ensino remoto? a fim de responder as questões elencadas acima, definimos como objetivo geral de pesquisa apontar estratégias para o trabalho de textos argumentativos com alunos das séries finais do ensino fundamental fazendo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) dentro do contexto de ensino remoto; e como objetivos específicos: a) apresentar um panorama geral acerca das transformações ocorridas no cenário educacional durante a pandemia da Covid-19 no Brasil; b) elencar algumas ferramentas utilizadas no contexto de ensino remoto que sejam úteis para o ensino da produção textual; c) sugerir o trabalho com o texto argumentativo a partir de estratégias que sejam adaptáveis ao contexto de ensino remoto, destacando a relevância do trabalho com alguns gêneros desse nicho; d) planejar estratégias pedagógicas para o ensino da escrita de textos argumentativos e transformá-las em um infoproduto que poderá auxiliar  outros docentes nessa área de pesquisa e/ou atuação. Como referencial teórico elencamos Geraldi (2013), Koch (2016) e Marcuschi (2008) para discorrer acerca do que vem a ser um texto, suas particularidades e concepções; Reboul (2004), Koch, Elias (2021) para estudar sobre o surgimento da argumentação e de algumas das ferramentas que podem ser utilizadas a fim de sugerir o ensino da escrita argumentativa; Martins (2020) para apresentar o contexto de aulas remotas posto pela pandemia da covid-19 e Bacich, Moran (2018) para refletir sobre a importância do uso das ferramentas tecnológicas digitais na educação. O estudo é de cunho qualitativo e segue os moldes de uma pesquisa-ação, à medida que busca intervir em uma realidade social. Intencionamos, por meio da proposição interventiva elaborada em forma de caderno pedagógico, oferecer subsídios à prática docente, no que diz respeito ao ensino da escrita argumentativa dentro do nível básico de ensino articulado ao uso das TDICs dentro do contexto de ensino remoto.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externa à Instituição - ANA LUCIA TINOCO CABRAL - PUC - SP