Banca de QUALIFICAÇÃO: JAKECILENE LINDOLFO BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAKECILENE LINDOLFO BARBOSA
DATA : 28/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto pelo Meet
TÍTULO:

O ENSINO DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA COM O TEXTO-IMAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de leitura. Semiótica. Texto-imagem. Estratégias de leitura.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Na educação básica, mais especificamente nos dois últimos anos das séries iniciais do Ensino Fundamental, níveis nos quais os alunos já deveriam ter consolidado o processo alfabetização, as dificuldades de leitura são evidentes. Encontramos nas salas de aula crianças que decodificam textos, mas não conseguem ultrapassar a materialidade linguística para produzir sentido. Nesse contexto, optamos por desvincular um pouco o ato de ler da habilidade de decodificar palavras, focando esta pesquisa na produção de sentido a partir de uma linguagem não-verbal. Este trabalho visa problematizar sobre como ensinar a ler nas séries iniciais do ensino fundamental a partir do texto-imagem? Considerando essa questão norteadora, objetivamos desenvolver uma proposta teórico-metodológica com o texto-imagem para o ensino de leitura nas séries inicias do ensino fundamental. Para alcançar tal objetivo, formulamos os seguintes passos: a) Refletir sobre o ensino de leitura, dialogando com a própria experiência; b) Sistematizar conhecimentos sobre a semiótica francesa e a sintaxe do texto visual; c) Analisar a narratividade do livro Onda (Suzy Lee); d) Planejar estratégias pedagógicas para a leitura do livro Onda (Suzy Lee) com base em Solé (1998). Como referencial teórico, elencamos Geraldi (2015), Larrosa (2002), Koch e Elias (2014) e Solé (1998) – para refletir sobre as concepções e estratégias de leitura; Barros (2005), Fiorin (1990) e Silva (2018) – para estudar a semiótica do texto; Nunes (2013), Oliveira (2005), Pietroforte (2020) e Ramos (2020) – para auxiliar na leitura do texto-imagem. O estudo é de cunho qualitativo e segue os moldes de uma pesquisa-ação, buscando intervir em uma dada realidade social para solucionar um problema real, a saber, a formação de leitores proficientes. Almejamos que a proposta interventiva, elaborada em formato de caderno pedagógico, configure-se como mais uma possibilidade de ampliar as práticas de leitura dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental, pois, ao explorar as especificidades e potencialidades do texto-imagem no ensino de leitura, somamos estratégias para contribuir com o ensino-aprendizado significativo da Língua Portuguesa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo ao Programa - 2306410 - CLEBSON LUIZ DE BRITO - UFRNExterna à Instituição - ELIANE APARECIDA MIQUELETTI - UFGD
Notícia cadastrada em: 14/07/2022 08:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao