Banca de DEFESA: ILANA NAEDJA BEZERRA DANTAS DE ARAUJO AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ILANA NAEDJA BEZERRA DANTAS DE ARAUJO AZEVEDO
DATA : 26/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

SOB A ÓTICA DA INTERTEXTUALIDADE NA LEITURA: AS TIRAS DE HUMOR NO LIVRO DIDÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Intertextualidade. Leitura. Tira de humor. Livro didático.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A intertextualidade é um fator da textualidade que exige do leitor a ativação de conhecimentos prévios, oriundos de seu acervo cultural, mas que são inerentes a todo processo de leitura, e está implicada nos efeitos de sentido do texto. A tira de humor é um gênero de natureza multimodal: pertence ao campo do humor, explora situações variadas e convida o leitor a realizar inferências, a perceber os elementos nela implícitos e a estabelecer conexões entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A conciliação desses dois elementos traz para o cerne da leitura a relação autor-texto-leitor, a qual não considera uma concepção de leitura pautada apenas no texto ou no leitor, mas agrega a interação entre eles. Desse modo, nossa dissertação objetiva analisar se   o tratamento dispensado pelo livro didático à intertextualidade na tira de humor contribui para uma leitura crítica. Para tal propósito, conduzimos nossa pesquisa à luz da Linguística Textual e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, por meio de autores como Koch, Bentes e Cavalcante (2012); Koch e Elias (2013); Costa Val (2006); Antunes (2003, 2007, 2009, 2014); e Brasil (1997, 1998), dentre outros.  Ao passo que Ramos (2017, 2018) e Vergueiro e Ramos (2015) contribuíram para a caracterização do gênero Tira de Humor, Smith (1993) e Foucambert (1994) foram referenciais para a abordagem sobre a leitura. O corpus aqui usado foi delimitado em 4 exemplares de livro didático de língua portuguesa (6° ao 9° ano), da coleção Conexão e Uso, para a construção dos elementos de pesquisa, pois partimos do pressuposto de que existem contextos ainda não contemplados em materiais didáticos em relação à intertextualidade na tira de humor. Sendo assim, propomos, ao fim desta dissertação, um caderno de atividades (produto destacável), a partir de situações de intertextualidade abordadas no gênero tira de humor pelo livro didático, com base em uma perspectiva que prioriza uma leitura crítica para os alunos do Ensino Fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Externa à Instituição - EVA CAROLINA DA CUNHA - UFPE
Notícia cadastrada em: 05/05/2021 08:36
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