Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA ROSSANA OLIVEIRA PINTO

DATA : 31/03/2021
LOCAL: Google Meet

GÊNEROS ORAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL -  ANOS FINAIS

Oralidade. Livro didático. Gênero textual.

O desenvolvimento da expressão oral no ambiente escolar conta, de início, com a capacidade de todo falante comunicar-se oralmente nas situações de convívio social imediato. Portanto, deve a escola ampliar as possibilidades de interlocução dos estudantes, conscientizando-os acerca das diferentes modalidades de uso da língua. Nas situações informais, regras como saber ouvir, respeitar a palavra do outro e expressar-se com cordialidade tanto estimulam uma interlocução mais viva e interessante quanto preparam os alunos para situações mais formais de uso, em que eles deverão desenvolver habilidades de argumentar, expor, opinar, explicar ou narrar algo. Por isso, é importante perceber que é tarefa da escola possibilitar ao aluno a formação e o desenvolvimento de competências linguísticas nas modalidades oral e escrita da língua para que, quando necessário, o estudante possa ser capaz de se expressar com segurança no exercício de sua cidadania. Falar, ouvir, ler e escrever reúnem, então, competências textuais-discursivas que a escola precisa auxiliar o aluno a formar, a fim de que possa se comunicar nas inúmeras situações que fazem – ou farão – parte de seu cotidiano.  O presente trabalho tem como objetivo analisar, em três coleções de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º), propostas de produção de gêneros orais, observando até que ponto essas atividades podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades referentes aos gêneros orais em situações escolares e em contextos formais e públicos. Do ponto de vista específico, estabelecemos os seguintes objetivos: (i)identificar quais são os gêneros orais mais frequentes nos exercícios de produção de texto de gêneros orais; (ii)  analisar as dimensões dos referidos gêneros (discursiva, textual, normativa, multimodal) contempladas nas propostas de produção de gêneros orais nos livros didáticos; (iii)refletir acerca das possíveis contribuições das propostas analisadas para a formação dos estudantes no que diz respeito ao desenvolvimento da oralidade (iv)       propor a elaboração de uma sequência didática para a produção de gêneros orais; . Para atender aos objetivos elencados, baseamo-nos principalmente em Bakhtin (1997), Marcuschi (2001), Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi e Dionísio (2005), Lima e Bezerra (2012), Nascimento, Silva e Lima (2012), Magalhães (2021). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. O corpus constitui-se de três coleções de livros didáticos destinados ao Ensino Fundamental - anos finais e aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2020. A análise inicial indica uma variedade de gêneros orais solicitados em todas as coleções, contemplando a maior parte das dimensões dos gêneros, porém, em alguns momentos, ainda com foco na estrutura composicional, o que mantém relação com abordagens tradicionais de ensino de produção textual.

Presidente - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA
Interna - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externa ao Programa - 1307547 - PATRICIA FERREIRA BOTELHO
Notícia cadastrada em: 17/03/2021 18:08