Banca de QUALIFICAÇÃO: JUDSON PRÓSPERO DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUDSON PRÓSPERO DUARTE
DATA : 30/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ATIVIDADES SOBRE FAKE NEWS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA


PALAVRAS-CHAVES:

 Fake news. Livro didático. Linguagem. Letramentos.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Notícias falsas sempre fizeram parte da vida em sociedade, mas, somente no século XXI, passaram a ser conhecidas como fake news. Além da nova nomenclatura, ganharam maior velocidade de disseminação por causa da popularização da internet e, com isso, ampliaram também seu alcance e o poder de gerar efeitos variados em diferentes grupos sociais. A soma desses fatores fez com que as fake news se transformassem em um preocupante problema social. De fato, o mundo tem visto, com perplexidade, democracias ameaçadas, crescente discurso anticiência, reputações atacadas, negacionismo, revisionismo histórico e até mortes como consequência de notícias falsas. Um dos caminhos para reverter esse quadro é a sala de aula e, em especial, o desenvolvimento da leitura crítica. Ciente disso, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) apresenta, entre suas competências para o ensino fundamental, o trabalho com a informação de maneira crítica, reflexiva e ética, a fim de subsidiar os estudantes brasileiros de elementos concretos para que não sejam enganados tampouco criem ou compartilhem fake news. A partir disso, nossa pesquisa, caracterizada como documental, qualitativa e interpretativista, levanta três questões: (i) como se caracteriza o fenômeno fake news em livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD 2020 e destinados ao nono ano do ensino fundamental? (ii) Que concepções de língua(agem), leitura, escrita e oralidade são adotadas nas atividades sobre fake news nos livros selecionados? (iii) Em que aspectos essas atividades se filiam ao que é requerido pela BNCC no que tange ao trabalho com o fenômeno fake news? No intuito de responder de modo satisfatório a essas questões de pesquisa, temos como objetivo geral investigar a abordagem do fenômeno fake news em livros didáticos e, como objetivos específicos: (i) analisar, nas atividades que tratam de fake news, que concepções de língua(gem), leitura, escrita e oralidade são requeridas; (ii) cotejar o trabalho com a linguagem proposto nessas atividades com o que é requerido pela BNCC quanto a tornar as fake news como um objeto de reflexão em sala de aula. Os fundamentos teóricos que conduzem esta pesquisa advêm da concepção de linguagem interacionista de Bakhtin (2003) e dos estudos de letramentos fundamentados em Street (2003,2014), Kleiman (1995, 2000, 2005), Oliveira (2010), Rojo (2012, 2013).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Interna - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA
Externa à Instituição - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO - UERN
Notícia cadastrada em: 12/03/2021 11:04
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