Banca de DEFESA: OTANA MARY DA COSTA BARBOSA

DISCENTE : OTANA MARY DA COSTA BARBOSA
DATA : 30/11/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet

OS LETRAMENTOS COMO ELEMENTOS DE VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL: (RE)CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DE PRAÇAS DO CENTRO DE FORTALEZA

Letramento Crítico. Praças. Projetos de letramento. Memórias.

As mudanças nos hábitos culturais da sociedade e a crescente onda de insegurança que permeia algumas capitais do Brasil contribuíram para o abandono das praças públicas do centro da cidade de Fortaleza, fazendo, assim, com que muitos dos aspectos da cultura local fossem esquecidos. Pensando nisso, elegeu-se como objeto de estudo desta pesquisa os letramentos que circulam nas praças do Ferreira, de José de Alencar e dos Mártires (ou Passeio Público), localizadas no centro da cidade de Fortaleza-CE , a fim de se trabalhar, na escola, leitura e escrita como práticas situadas que contribuam para a valorização e preservação da cultura local. O trabalho justifica-se e ganha relevância na medida em que fornece meios de se trabalhar escrita, leitura e oralidade como elemento de preservação de memórias encontradas em praças do centro da cidade de Fortaleza – CE. Esta pesquisa tem como objetivo geral discutir o potencial dos letramentos na valorização e preservação da cultura local. Como objetivos específicos, visa: 1) implementar um projeto de letramento que funcione como um dispositivo didático para a valorização e preservação da memória coletiva; 2) desenvolver um projeto de letramento em que os estudantes atuem como pesquisadores de cultura em suas comunidades, articulando os saberes escolares aos saberes locais; 3) elaborar um e-book com memórias registradas pelos alunos colaboradores do projeto de letramento desenvolvido. Teoricamente, esta pesquisa se fundamenta nos estudos de letramento (STREET, 1983; BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995; 2000; OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008); na abordagem de multiletramentos (ROJO, 2009), na pedagogia crítica (FREIRE, 1984; MCLAREN, 1997), nos estudos sobre cultura e memória (LE GOFF, 1990) e nos estudos sobre projetos de letramento (KLEIMAN, 2000; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2014; OLIVEIRA, 2016). Metodologicamente, a pesquisa se insere no paradigma de pesquisa qualitativo de viés etnográfico (MOITA LOPES; 2006; MENEZES; SILVA; GOMES, 2009; (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Os dados foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários e registros feitos em notas de campo. Esta pesquisa permitiu compreender que escrita e leitura não precisam ser tratadas como problemas a serem resolvidos em sala de aula (OLIVEIRA,2017) e sim como ferramentas que podem contribuir para a resolução de outros problemas que ultrapassam os muros da escola, mas interferem diretamente na vida dos estudantes. Nesse sentido, compreendemos a importância que tem os Projetos de Letramento no uso da leitura e da escrita como práticas situadas, para a valorização e preservação da cultura local.

Presidente - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Interna - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA
Externa à Instituição - NADIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO - UERN
Notícia cadastrada em: 19/11/2020 22:13