Banca de QUALIFICAÇÃO: RANIERI MAZZILLI FREITAS DE SOUZA

DISCENTE : RANIERI MAZZILLI FREITAS DE SOUZA
DATA : 27/11/2020
LOCAL: Zoom

TRABALHO COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Artigo de Opinião. Produção Escrita.

O presente estudo tem por desígnio manifestar uma apreciação a respeito de como são trabalhadas as realizações de produção escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, mais especificamente em seu ano final (9º ano). Procuramos apresentar algumas discussões e ponderações, a respeito de como está sendo oferecida/trabalhada a produção do gênero textual/discursivo Artigo de Opinião em Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Nas observações do gênero Artigo de Opinião avaliamos como aspecto primordial a funcionalidade e a acuidade do mesmo no aperfeiçoamento da qualidade relativa à consciência, e da habilidade argumentativa dos alunos, com o objetivo de adequar-lhes melhores qualidades de leitura e escrita no ensino. É plausível observar que as transformações que comboiam o ensino de Língua Portuguesa ao longo dos anos estão transversalmente pautadas ao entendimento do texto como ocorrência comunicativa, que se se revela no gênero textual, e da necessidade de se priorizar o trabalho com os gêneros no contexto da sala de aula. Por mais que ampla parte dos livros didáticos atualizados já apresente, pelo menos teoricamente, tais percepções, o trabalho com textos na sala de aula persiste em ser árduo e, na maioria das vezes, deficiente. Com os resultados, almejamos discutir se a abordagem, nos livros didáticos utilizados, para o ensino de produção escrita, do gênero analisado, contribui para a constituição de produtores desses textos, beneficiando, de tal modo, algumas envergaduras a serem contraídas pelo aluno.

Presidente - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Interna - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externa ao Programa - 2194174 - ANA GRACA CANAN
Notícia cadastrada em: 16/11/2020 22:01