Banca de DEFESA: EDUARDO TORRES CORDEIRO

DISCENTE : EDUARDO TORRES CORDEIRO
DATA : 26/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/uhz-suxp-ctu

Ensino de argumentação por meio de situações-problema

Ensino da argumentação. Situações-problema. Letramento. Leitura, escrita e oralidade.

O ensino de argumentação via situação-problema é o objeto deste projeto de intervenção. Para que essa ressignificação obtivesse contornos de uma proposta situada, partimos de uma sondagem que agregou três componentes: (i) o perfil de leitor e escrevente de alunos de uma turma de 8o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Desembargador Silvino Bezerra Neto, escola pública do interior do estado norte-rio-grandense; (ii) os acervos a que esses alunos declaram ter acesso na biblioteca da escola; (iii) a compreensão deles sobre o papel da argumentação diante da necessidade de intervir em situações-problema do cotidiano. Vencida essa etapa, concentramo-nos na exposição desses estudantes a situações de conflito, visando ao desenvolvimento de uma postura reflexivo-prática em que verificassem o potencial da argumentação para mediá-las, em vez da violência verbal e/ou física. Isso posto, neste projeto, de forma geral, objetivamos avaliar o potencial didático do trabalho com situações-problema para o ensino de argumentação. Ademais, de maneira específica, temos por objetivos: (a) mapear estratégias argumentativas de uso mais recorrente entre nossos alunos; e (b) analisar a construção da cadeia argumentativa mediante a exposição de situações de conflitos vivenciais. São nossos aportes teóricos a Concepção Dialógica da Linguagem, os Estudos de Letramento de Vertente Etnográfica e os Estudos da Argumentação de Perspectiva Interacional. Metodologicamente, este projeto apresenta abordagem qualitativa de viés interpretativista e colaborativo e de vertente etnográfica. Utilizamos como instrumentos de pesquisa para a geração de dados: o perfil de leitor e escrevente, um quiz sobre argumentação e o Jogo Questões Polêmicas do Brasil. Esses três instrumentos propiciaram a geração de dados para análise, os quais nos provam que esses alunos do ensino fundamental, contribuintes da nossa pesquisa, leem e escrevem – comprovadamente percebido no acervo de leitura ao qual eles têm acesso e no uso social da escrita registrado no perfil de leitor e escrevente –  e argumentam – constatado em algumas estratégias argumentativas usadas mediante situações-problema do jogo QP Brasil e do Quiz.

Presidente - 1057540 - CARLA MARIA CUNHA
Interna - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo à Instituição - MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA - UFC
Notícia cadastrada em: 30/10/2020 11:38