Banca de QUALIFICAÇÃO: IONE BATISTA DA SILVA

DISCENTE : IONE BATISTA DA SILVA
DATA : 27/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/zrt-mstp-xym

Fonética e fonologia: passaporte para a leitura e para a escrita ortográfica

Fonética; Fonologia; Livro didático; Leitura; Escrita ortográfica.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo os conteúdos envolvidos em possíveis discussões da área de Fonética e de Fonologia que se encontram no livro didático de Língua Portuguesa: Esferas das linguagens, das autoras Maria Inês Batista Campos e Nivia Assumpção, vigente na 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Tertuliano Pinheiro Filho, em Barcelona - RN, e a criação de uma proposta de material didático com sugestões de atividades práticas que englobem o estudo linguístico no nível fonético-fonológico. Tais atividades propiciarão, de modo mais lúdico, o contato direto com a leitura e com a escrita ortográfica das palavras. O professor, em suas respectivas salas de aula, após um estudo prévio e aprofundado dos conteúdos, referentes a cada atividade sugerida, poderá fazer uso deste auxílio pedagógico para suplementar e arrematar o seu trabalho, podendo avaliar o desempenho dos seus estudantes, corrigir possíveis falhas e preencher determinadas lacunas. Trata-se de atividades com caráter fonético-fonológico que ajudam na fixação do conteúdo e contemplam a semântica, as pronúncias, a leitura e a escrita ortográfica das quais o professor poderá fazer uso e oportunizar uma aplicação real e significativa da língua, visto que a fonética e a fonologia são dois ramos da ciência que se completam e que muito têm a contribuir, pois estão de mãos dadas com a ortografia, com a prosódia e com a ortoépia e, por sua vez, podem ser exploradas e desvendadas de modo a minimizar as dificuldades de natureza fônico-gráfica que se apresentam ainda muito frequentemente entre os estudantes de ensino médio. Para fundamentar este estudo considerou-se autores que discutem as questões linguísticas e sociolinguísticas, a exemplo de Bagno (2008); Cagliari (1997); Campos (2016); Ferreiro (1985); Soares (1994), entre outros. Tal análise fez refletir a importância da formação linguística do professor para facilitar o aperfeiçoamento do seu trabalho, visto ser uma área de conhecimento que se revela fundamental na construção do conhecimento discente. A análise do livro didático resultou em um levantamento de uma quantidade significativa de conteúdos e de atividades que se relacionam, senão diretamente, de modo implícito com aspectos da fonética e da fonologia da língua e, consequentemente, conforme debatido e fundamentado, faz-se necessário trilhar os caminhos do conhecimento fonético-fonológico na disciplina de língua materna para garantir ao estudante a internalização consciente desses conteúdos, manifestos na oralidade, na oralização ou na escrita.

Presidente - 1057540 - CARLA MARIA CUNHA
Externo ao Programa - 277306 - JOAO MARIA PAIVA PALHANO