Banca de DEFESA: ELIANE DE FREITAS OLIVEIRA

DISCENTE : ELIANE DE FREITAS OLIVEIRA
DATA : 27/07/2020
LOCAL: Videoconferência( Google meet): meet.google.com/dkw-rvnh-xrb

Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.

Letramento literário; Círculo de leitura; Literatura Infantojuvenil.

A necessidade de ressignificar as aulas de Língua Portuguesa tornando-as mais interativas, com momentos de leitura, reflexão, tem sido motivo de debate nas instituições de ensino. Para contribuir com essa ressignificação, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica de letramento literário utilizando a metodologia do círculo de leitura, desenvolvida por Cosson (2017). A partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana do autor de literatura infanto-juvenil Pedro Bandeira, propomos a aplicação da sequência expandida, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2009). O nosso objetivo é exercer práticas de leituras com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Capitão José da Penha, em João Câmara, através do círculo de leitura com as obras de Pedro Bandeira para a formação de leitores críticos capazes de refletir e compreender o contexto da obra e os outros contextos. Com as atividades propostas estimulamos o hábito de leitura literária, interagimos com os livros e os colegas através da leitura compartilhada, inserimos nas aulas de Língua Portuguesa momentos de leitura reflexiva. Essa sequência foi expandida através da escrita dos diários de leitura e com a apresentação no Sarau literário na escola. Verificamos a necessidade de proporcionar ao estudante um contato mais eficaz com os textos literários, visto que a literatura é relevante para a formação leitora desses alunos e na formação de cidadãos. Utilizamos como pesquisa bibliográfica as obras de Cademartori (2009), Colomer (2007), Cosson (2009, 2017), Todorov (2009), Zilberman (2010), entre outros autores. Acreditamos que a prática de letramento literário realizada trouxe contribuições às práticas de leituras de textos literários nas aulas de língua portuguesa e assim, motivou os alunos a buscarem mais leituras, a interpretar criticamente, a desenvolver o potencial cognitivo e criativo dos alunos, a construírem autonomia como leitores e escritores.

Presidente - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS