Banca de DEFESA: JOSÉ CLÁUDIO RIBEIRO DA SILVA

DISCENTE : JOSÉ CLÁUDIO RIBEIRO DA SILVA
DATA : 11/03/2020
LOCAL: Auditório E CCHLA

OITEIRO: DESPERTANDO O INTERESSE PELA LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DE MAGDALENA ANTUNES

Oiteiro, Ensino Fundamental, Magdalena Antunes

A presença da literatura em salas de aulas do ensino fundamental contribui para a o protagonismo dos alunos na percepção e reflexão sobre as contradições, conflitos e transformações sociais e culturais ocorridas no contexto em que vivem e do qual fazem parte. Para ajudar nesse processo, esta pesquisa de intervenção tem como objeto de estudo a obra literária Oiteiro: memórias de uma sinhá-moça (2003), da escritora norte-rio-grandense, Magdalena Antunes. Trata-se de uma narrativa autobiográfica de uma sinhá-moça sobre o contexto sociocultural em que vive no final do século XIX e início do século XX. O objetivo geral da pesquisa é evidenciar a importância da escrita autobiográfica na percepção e construção da memória social e cultural dos sujeitos. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa e tem como principais aportes teóricos Lejeune (2014); Bosi (2015); Halbwachs (2006); Cosson, (2007); Colomer (2007); Compagnon (2009); Cândido (2011). Os participantes da pesquisa foram alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Adelle de Oliveira no município de Ceará-Mirim/RN. Os principais instrumentos de geração de dados utilizados na pesquisa foram: questionário, entrevistas, textos escritos e audiovisuais produzidos individual e coletivamente pelos alunos. Os resultados alcançados demonstraram que o interesse pela literatura advém da forma com esta é apresentada, a significação de seu conteúdo e a relação com os contextos de vida dos alunos.

Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO