Banca de DEFESA: GILVAN DE OLIVEIRA

DISCENTE : GILVAN DE OLIVEIRA
DATA : 30/10/2019
LOCAL: Sala B2 do Setor II

Uma proposta para o Ensino da Literatura Potiguar no fundamental: Diálogos em Chão dos Simples de Manoel Onofre Jr.

Dialogismo. Onofre Jr. Literatura potiguar. Ensino.

Esta defesa apresenta uma proposta para o ensino da literatura potiguar fundamentada numa perspectiva dialógica da literatura. Opondo-se às abordagens tradicionais, objetiva-se ampliar o horizonte de leitura dos alunos, incluindo nas aulas de língua portuguesa obras da literatura norte-rio-grandense de forma que os sujeitos da ação pedagógica possam reconhecer, a partir dos elementos de sua cultura, os traços universais de humanidade presentes nos textos literários em geral. Definiu-se como público alvo os alunos dos 6º anos A e B e do 9º ano A do Ensino Fundamental maior, da Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, pertencente a 7ª DIREC que atende parte dos municípios da Borborema potiguar. Para compor a sequência de obras que orientou a leitura literária em sala de aula, elegeu-se os contos “A Verdadeira História de João e Maria”, “Duelo de Titãs” e “Dia de Juízo” de Onofre Jr. (2014). A dissertação está organizada em quatro capítulos nos quais os três primeiros definem os fundamentos teóricos e metodológicos do trabalho com a literatura potiguar e o último os resultados da prática pedagógica. No primeiro capítulo defende-se a literatura como objeto de ensino a partir das concepções teóricas de Todorov (2009), Zilberman (2009) Compagnon (2012) e Candido (2017) que advogam a favor de sua presença na escola a partir do sentido que a leitura literária pode dar a vida. O segundo capítulo debruça-se sobre o estudo da prosa norte-rio-grandense e de como ela se desenvolveu no contexto do regionalismo brasileiro. O terceiro capítulo discute os fundamentos da proposta de Cereja (2005) e apresenta os procedimentos metodológicos que orientaram a abordagem dialógica em sala de aula; e, por fim, o quarto capítulo descreve os resultados das práticas de leituras realizadas a partir dos contos de Onofre Jr. (2014) entre 2018 e 2019 nos primeiros e últimos segmentos do fundamental maior.

Presidente - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Externo à Instituição - ALEXANDRE BEZERRA ALVES - UERN
Notícia cadastrada em: 18/10/2019 12:08