Banca de DEFESA: ROSINALDO SANTOS DA COSTA

DATA : 08/11/2019
LOCAL: Auditório D - CCHLA

CANTO DE MURO E TEATRO DE SOMBRAS: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Canto de Muro. Dramatização. Letramento literário.

O presente trabalho teve como objeto de estudo o romance de costumes Canto de Muro (2006), do escritor norte-rio-grandense Luís da Câmara Cascudo. Trata-se de uma narrativa ficcional, costurada numa linguagem poética, que conta a vida cotidiana dos animais-personagens que moram num mundo observado por Cascudo onde os insetos, as aves e outros bichos vivem como uma sociedade, sendo regidos pela lei da sobrevivência. Apoiados na ideia de que essa história poderia apontar possibilidades pedagógicas e poéticas no caminho da aproximação e da apropriação da leitura literária com as práticas lúdicas, realizamos uma prática didático-pedagógica, através de uma sequência básica (Cosson, 2007), que mobilizou o envolvimento dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Queiroz com a leitura do romance Canto de Muro e o com o teatro de sombras, favorecendo a experiência compartilhada da leitura literária e dramatização. Nossa proposta visou promover a construção de processos colaborativos de construção de sentidos e significados através da leitura da obra e do teatro de sombras, dando enfoque à leitura e à oralidade, além de ter oportunizado aos alunos a participação em exercícios teatrais, que favoreceram a capacidade de criar e o desenvolvimento de habilidades de expressão verbal e corporal. Para embasar a escrita desta dissertação, apoiamo-nos em Candido (2011), Compagnon (2009), Cosson (2007), Zumthor (2000), Fávero (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Documento Curricular do Rio Grande do Norte (RN, 2018). O corpus da pesquisa foi constituído pelo material produzido ao longo da execução das etapas da sequência básica através dos registros escritos das rodas de conversa, das oficinas, das anotações e observações diversas, dentre outros, feitos pelo professor e pelos alunos. Quanto aos resultados alcançados, buscamos, com esta pesquisa, dar contribuição para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental a partir de uma abordagem teórico-metodológica que possibilite a ampliação do repertório de leitura literária, a apropriação de saberes, o exercício de reflexão e criação diante do texto literário, a melhoria na expressão verbal e corporal, melhoria na percepção crítica, na interpretação, na reescrita e na oralidade.

Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO