Banca de DEFESA: JOSIANE DA SILVA MELO

O SEMINÁRIO NA ESCOLA:

ENSINO E ANÁLISE DO GÊNERO

Gênero. Oralidade. Seminário. Sequência didática

O presente trabalho surgiu a partir da preocupação ao pouco espaço oferecido à modalidade oral em sala de aula, bem como à falta de orientação e organização no desenvolvimento dessa prática, especialmente na produção do seminário, foco da nossa pesquisa. À vista disso, pretendemos contribuir para o desenvolvimento da produção oral em sala de aula, visando refletir sobre essa atividade, por meio da análise de uma intervenção didática com o gênero seminário em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Para isso, apoiamo-nos nas concepções teóricas de Bakhtin (2011), Marcuschi (2002, 2007, 2008, 2010), Schneuwly (2004), Travaglia (2013), Bronckart (1999) e nos PCN’s (1997) no que concerne aos estudos do gênero e da oralidade, aplicadas ao modelo didático de seminário apresentado por Dolz et. al. (2004). O estudo se trata de uma pesquisa-ação que está associada à abordagem qualitativa e como estratégia metodológica trabalhamos com a sequência didática como posta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O corpus desta pesquisa constituiu-se de gravações transcritas de três apresentações de seminário, nas quais propomo-nos analisar a possível influência das condições de produção na elaboração e apresentação do seminário, bem como a apropriação, pelos alunos, da organização interna do seminário e de suas propriedades linguísticas. Nessa direção, a análise revela que parte das dificuldades apresentadas pelos alunos é imposta pelo contexto em que são produzidos os seminários e que, por isso, o professor, quando possível, deve intervir para que as ações propiciadas pelas condições de produção dos seminários sejam em grande parte positivas. Revela, também, que a estrutura e as propriedades linguísticas do gênero foram parcialmente atendidas pelos estudantes, sendo reveladas, muitas vezes, de maneira inadequada no que diz respeito à formalidade exigida pelo gênero ou mesmo pela ausência de elementos linguísticos essenciais para a compreensão e progressão textual. Desse modo, reconhecemos a importância de um ensino sistemático do seminário em que sejam trabalhados com os alunos não apenas o conteúdo temático como geralmente acontece, mas também a construção composicional e linguística, os quais consideramos relevantes para o estudo do gênero.

Presidente - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA
Interno - 2306410 - CLEBSON LUIZ DE BRITO
Externa à Instituição - LUBIA DE MEDEIROS MAIA
Notícia cadastrada em: 13/10/2019 12:50