Banca de DEFESA: EMILIA NEVES ORTIZ

DISCENTE : EMILIA NEVES ORTIZ
DATA : 19/06/2019
LOCAL: Sala 1 da ECT

O EBOOK ANIMADO E INTERATIVO RECONTE – LENDO CONTOS, REESCREVENDO PONTOS: UM PRODUTO EDUCACIONAL QUE UTILIZA AS NOVAS TICS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Palavras-chave: Contos. Ebook. Leitura literária. Novas TICS. Produção textual escrita. Produto educacional.

O presente trabalho é um relato de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), voltada para o ensino de Língua Portuguesa. Ela concilia criação, execução e análise de um produto educacional — um livro digital (ebook em formato EPUB) animado e interativo — ao estudo de contos e à produção textual. Além de indicar as leituras em meio digital, através de links, o ebook sugere o acesso a vídeos e sites relacionados. Em seguida, direciona para questionários interpretativos interativos e proposições de reescrita/produção textual, funcionando assim, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento das práticas de leitura literária e produção textual escrita, aproximando a sala de aula do novo perfil de alunos, considerados como “nativos digitais”. O público que é a amostra desta pesquisa é composto por alunos do fundamental II de uma escola da rede pública municipal, situada no município de Parnamirim-RN. O projeto desta pesquisa surgiu a partir de questionamentos feitos pelos próprios alunos. Eles questionavam se podiam utilizar recursos tecnológicos em sala de aula e se podiam expressar suas próprias opiniões ou reescrever as histórias lidas. Espera-se com o ebook contribuir para superar a necessidade dos alunos de ler e escrever de forma mais autônoma e significativa, e ao mesmo tempo, tornar as aulas mais atuais e atrativas com a utilização das novas TICS. A metodologia é baseada na pesquisa-ação. A base teórica fundamentou-se em autores como Braga e Ricarte (2005), Candido (2017), Cosson (2009), Kenski (2012), Moisés (2012), Rojo (2012), Santaella (2017) entre outros.

Presidente - 1513790 - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS