Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ EDINALDO MONTEIRO DA SILVA

DISCENTE : JOSÉ EDINALDO MONTEIRO DA SILVA
DATA : 31/05/2019
LOCAL: Auditório A

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO ESTÉTICO E DO ÉTICO NA LEITURA DE POEMAS VERBOVOCOVISUAIS NO ENSINO MÉDIO

Estético. Ético. Verbivocovisual. Ensino de Literatura. Cronotopo da sala de aula.

O projeto de pesquisa-intervenção, decorrente de reflexões da experiência acadêmica, no Mestrado Profissional da UFRN, e da nossa vivência com o ensino de Literatura em sala de aula, problematiza o tema do estético e do ético, sob o olhar do conceitual bakhtiniano sobre esse tema, com o auxílio da categoria verbivocovisualidade e a articulação desta com o espaço dado ao estético  no cronotopo escolar. Teoricamente o trabalho se vale das contribuições de Bakhtin (2010, 2011, 2015, 2017), quanto às concepções de linguagem, de estético e do ato ético, de gêneros discursivos e de cronotopo; bem como de alguns estudiosos de Bakhtin, como Brait (2016), Bemong (2015), Renfrew (2017), Faraco (2009) e Casado-Alves (2012). Como aporte, também, se ancora na contribuição de Rojo (2012, 2015), sobre o conceito de protótipo como “estrutura vazada”, e de Stafuzza (2016, 2019), acerca da análise verbivocovisual. Além das contribuições de Candido (1995, 2012, 2016), para discutirmos a literatura e a formação do leitor e produtor crítico de textos literários, e de Dias (2015, 2016), sobre a literatura na escola e na sala de aula. Além de alguns documentos oficiais, como a LDB (1996), os PCN (2000) e a BNCC (2017), observando o que eles apontam para o ensino de literatura mais propriamente. O objetivo geral consiste em investigar como a verbivocovisualidade pode contribuir para a ampliação do espaço do e para o estético no cronotopo escolar, com vistas a ampliar a percepção estética dos alunos, o qual se relaciona com os seguintes objetivos específicos: problematizar como o ensino de literatura pode propiciar espaço na esfera de atividade escolar privilegiando o estético, com o auxílio da análise verbivocovisual, e contribuir para a sistematização de estudos acerca da verbivocovisualidade, sob a perspectiva teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin, por meio da elaboração de material didático que trate do estético sob uma abordagem dialógica. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa ancora-se nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista sob a abordagem histórico-cultural. O corpus da pesquisa se construiu a partir do material produzido no decorrer do cumprimento das etapas do protótipo (notas de campo, questionários, entrevistas, atividades das oficinas) coletado a partir dos registros nas oficinas e dos poemas produzidos pelos alunos. No que se refere à realização da pesquisa, adotaremos duas estratégias metodológicas, isto é, trabalhar com protótipos, que consistem em SDs flexíveis e de estrutura vazada, como propõe Rojo (2012) e aplicar cinco macroetapas, a saber: M1 - sensibilização e apresentação de um projeto de leitura poética; M2 - realização de debates sobre o estético e o ético na sociedade; M3- oficinas de leitura de poemas; M4 - oficinas de estudo e análise de elementos verbivocovisuais nos gêneros discursivos e no gênero discursivo poema e M5 – realização de um evento de culminância, o Concurso de Poesia Verbivocovisual.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO