Banca de QUALIFICAÇÃO: VERA LUCIA NASCIMENTO DA SILVA

DISCENTE : VERA LUCIA NASCIMENTO DA SILVA
DATA : 26/04/2019
LOCAL: Auditório C - CCHLA

A CANÇÃO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Língua Portuguesa. Gênero Canção. Sequência Didática.Educação de Jovens e Adultos.

O trabalho busca uma alternativa que viabilize uma aprendizagem significativa para os alunos dessa modalidade de ensino. Cientes das especificidades desses sujeitos, pensamos propiciar novas abordagens e modos de se pensar o ensino de leitura e escrita partindo do gênero canção. O objetivo geral do trabalho é desenvolver atividades de ensino de língua portuguesa, com o uso do gênero canção, para ampliar competências linguísticas, textuais e discursivas dos alunos.Assim, os objetivos específicos da pesquisa são: i) elaborar um projeto de ensino de língua portuguesa para EJA, com base no estudo de textos do gênero canção; ii) elaborar sequências didáticas voltadas para o trabalho com a leitura, a escrita, a oralidade e a reflexão sobre a língua utilizando canções de relevância crítico reflexivas; iii) aplicar as sequências didáticas em sala de aula, com vista ao seu aperfeiçoamento, por meio da auto avaliação da prática docente.Tomamos como aporte teórico as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 2002),a Proposta Curricular da EJA (MEC, 2002), os Referenciais Curriculares da EJA-Natal/RN (2008), o estudo de sequências didáticas (ZABALA, 1998) e demais referenciais teóricos sobre gêneros textuais e ensino de português (ANTUNES, 2003; GERALDI, 2002; KOCH, 2011) entre outros. Nesse sentido, este trabalho é de natureza interventiva, interpretativista e apresenta pressupostos gerais da pesquisa participante. O procedimento metodológico será a aplicação de sequências didáticas como proposta para explorar o gênero textual canção. A intervenção serárealizada em uma turma de 8º e 9º anos (nível IV), no turno noturno, na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, situada na zona norte da cidade de Natal/RN.Esperamos que ao término do desenvolvimento das atividades de ensino do projeto, as competências linguísticas, textuais e discursivas dos alunos sejam ampliadas.

Externa à Instituição - CELIA MARIA MEDEIROS BARBOSA DA SILVA - UnP
Interno - 337223 - JOAO GOMES DA SILVA NETO