Banca de DEFESA: BRUNO ATHALIBA DOS ANJOS SILVA

DISCENTE : BRUNO ATHALIBA DOS ANJOS SILVA
DATA : 29/04/2019
LOCAL: AUDITÓRIO D DO CCHLA

A menina que roubava livros: uma abordagem dialógica de leitura

Círculo de Bakhtin. Leitura. Gênero discursivo. Romance contemporâneo. Caderno Didático.

O Círculo de Bakhtin compreende toda comunicação discursiva como uma relação dialógica. Nesse viés, o sentido só será construído mediante uma interação (independentemente de ser escrita ou oral), em que os sujeitos respondem aos enunciados que se apresentam a partir de uma compreensão responsiva ativa (a qual se efetiva por meio de concordância, discordância, complementação ou aplicação). Entretanto, historicamente, há, em escolas brasileiras – sobretudo nas públicas -, um revés nessa relação, na medida em que o procedimento adotado obsta o caráter dialógico e o prazer da leitura, elementos necessários para a formação de um leitor crítico. À vista disso, com o intuito de discutir a formação do leitor em sala de aula do ensino fundamental, apresenta-se, neste trabalho, uma experiência com o romance “A menina que roubava livros” no 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Natal. Para a sistematização desse trabalho, três pilares foram enfocados: prazer do texto, criticidade e as concepções de linguagem (enquanto construção dialógica). A fundamentação teórica se alicerça nas concepções do Círculo de Bakhtin no que concerne a compreender a linguagem como construção social e historicamente situada e os gêneros discursivos como construtos históricos e instrumentos de interação nas diferentes esferas da atividade humana. A metodologia se fundamentou em uma perspectiva dialógica, tendo como procedimento metodológico a construção de oficina com o objetivo de promover a leitura. A pesquisa se ancora em uma abordagem qualitativo-interpretativista e os dados construídos no âmbito do Mestrado Profissional em Letras-ProfLetras. Os resultados apontam que o trabalho em sala de aula de Língua Portuguesa com leitura podem ser ampliados com uma concepção de linguagem dialógica de linguagem, de linguagem e de leitura. Apresenta-se como produto desse trabalho um caderno pedagógico que sistematiza todas as atividades realizadas e orienta ações futuras em outros contextos.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externa à Instituição - CELIA MARIA MEDEIROS BARBOSA DA SILVA - UnP