Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CLÁUDIO RIBEIRO DA SILVA

DATA : 11/04/2019
LOCAL: Auditório E - CCHLA

Literatura, Autobiografia, Memória

A pesquisa intitulada  Oiteiro: despertando o interesse pela literatura, através das memórias de uma sinhá – moça cearamirinense pretende fazer com que os alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Adele de Oliveira percebam na literatura uma forma de compreender melhor os conflitos e as contradições do mundo em que vivem, a partir da percepção e atuação dos sujeitos na construção da memória coletiva. Utilizaremos em nossos estudos a obra literária Oiteiro: Memórias de uma Sinhá - Moça (2003). Para tanto, formulamos como objetivo geral evidenciar a importância da literatura autobiográfica na percepção e construção da memória coletiva dos sujeitos, e postulamos os seguintes objetivos específicos: (I) identificar as características autobiográficas da obra Oiteiro: Memórias de uma Sinhá – Moça (2003); (II) perceber a relação entre a escrita autobiográfica e a construção das memórias coletivas; (III) incentivar a leitura e a escrita de textos autobiográficos como mecanismo de percepção social dos sujeitos. Nessa perspectiva, fundamentamo – nos em Lejeune (2008); Bosi (2015); Halbwachs (2006); Cosson, (2007); Colomer (2007); Cândido (2011).

Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO