Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSINALDO SANTOS DA COSTA

DATA : 29/03/2019
LOCAL: Auditório B - CCHLA

CANTO DE MURO E TEATRO DE SOMBRAS: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Canto de Muro. Dramatização. Letramento literário.

O presente trabalho tem como objeto de estudo o romance de costumes Canto de Muro (2006), do escritor norte-rio-grandense Luís da Câmara Cascudo. Trata-se de uma narrativa ficcional, costurada numa linguagem poética, que conta a vida cotidiana dos animais-personagens que moram num mundo observado por Cascudo onde os insetos, as aves e outros bichos vivem como uma sociedade, sendo regidos pela lei da sobrevivência. Apoiados na ideia de que essa história poderá apontar possibilidades pedagógicas e poéticas no caminho da aproximação e da apropriação da leitura literária com às práticas lúdicas, pretendemos realizar uma prática didático-pedagógica, através de uma sequência básica (Cosson, 2007), que mobilize o envolvimento dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Profa. Maria Queiroz com a leitura de Canto de Muro e o teatro de sombras, de modo que favoreça a experiência compartilhada da leitura literária e dramatização, tendo em vista o letramento literário. Nossa proposta visa promover a construção de processos colaborativos de construção de sentidos e significados através da leitura da obra e o teatro de sombras, dando enfoque a criatividade e a oralidade, além de oportunizar aos alunos a participação em exercícios teatrais que favoreçam o desenvolvimento de habilidades de expressão verbal e corporal. O corpus da pesquisa será constituído pelo material produzido ao longo da execução das etapas da sequência básica (registros escritos das rodas de conversa, das oficinas, das anotações e observações diversas, dentre outros, feitos pelo professor e pelos alunos). Para enbasar nosso projeto de pesquisa, iremos nos apoiar em Candido (2011), Compagnon (2009), Cosson (2007), Zumthor (2007), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Documento Curricular do Rio Grande do Norte (2018).

Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Externo à Instituição - WELLINGTON MEDEIROS DE ARAUJO - UERN
Notícia cadastrada em: 18/03/2019 10:47