Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDISON RIBEIRO DA SILVA

DISCENTE : VALDISON RIBEIRO DA SILVA
DATA : 09/11/2018
LOCAL: SALA DO DELET

Contando, Lendo  e (Re)escrevendo Lendas urbanas:  uma experiência com alunos de 7º ano do noturno

Leitura. Escrita. Gêneros discursivos. Lenda Urbana.

O ensino de Língua Portuguesa tem como uma de suas finalidades fazer com que os alunos desenvolvam e ampliem suas competências linguística, genérica e enciclopédica para que possam empregá-las de maneira adequada nas diversas situações do convívio social em que se encontrem. Com respaldo nas teorizações do Círculo de Bakhtin, o qual entende a linguagem como constitutiva do sujeito que interage nas mais diferentes esferas da atividade humana por meio dos diversos gêneros discursivos. Propõe-se um trabalho com o gênero discursivo lenda urbana em uma turma de 7º ano de uma escola de rede pública de ensino, considerando que as histórias de terror sempre perpassam a sociedade humana ao longo de toda a sua existência, servindo, assim, como fonte de preservação cultural e como forma de suscitar o imaginário dos indivíduos, permitindo-lhes adentrar o mundo fictício haja vista que a lenda urbana permite a salvaguarda da memória dos povos e a valorização, além do registro escrito, sobretudo da modalidade oral da língua. Para tanto, nosso trabalho é de cunho histórico-cultural e se inscreve como pesquisa-intervenção.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO