Banca de DEFESA: DIONE MARIA ADRIANO

DISCENTE : DIONE MARIA ADRIANO
DATA : 02/08/2018
LOCAL: Sala I 11 do setor II

O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO TEXTUAL E ATUAÇÃO CIDADÃ

Artigo de opinião. Argumentação. Reescrita. Sequência didática.

Em nossa experiência docente, temos verificado dificuldades dos alunos de diferentes níveis no que diz respeito à reflexão e ao pensamento crítico frente a temas controversos de nossa sociedade. Nesse contexto, julgamos pertinente desenvolver um trabalho direcionado à argumentação no ensino básico. O objetivo geral dessa dissertação é contribuir para o desenvolvimento da competência argumentativa de alunos do 9º ano, por meio de uma proposta de intervenção didática que desafie e motive os alunos a apresentar consistentemente posicionamentos na escrita. Nesse sentido, analisamos produções textuais a partir de uma proposta do gênero artigo de opinião, no contexto de uma sequência didática desenvolvida em uma turma do 9º ano de uma escola estadual de Natal (RN). Para tanto, nos apoiamos teoricamente na abordagem sociointerativa sobre as concepções de linguagem, de  Geraldi (2012); em discussões sobre produção de texto e ensino, de  Bunzen (2006), Antunes (2003); na abordagem textual de Koch (1983) e textual-discursiva de Adam (2008), sobre argumentação e sequências argumentativas; em fundamentos sobre gêneros textuais/discursivos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2002)   e Schneuwly (2004); bem como em pressupostos sobre artigo de opinião  de Brakling (2000), Rocha (2015) e nos modelos de sequência didática desenvolvida por Dolz (2004). Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, que se desenvolveu com base na concepção de ensino-aprendizagem da escrita pautado em atividades de reescrita. Na análise comparamos a versão inicial (VI) com a versão final (VF) dos textos produzidos. Os  resultados apontam que o conhecimento em relação à organização do artigo de opinião como um gênero argumentativo, especificamente sobre estratégias e sequências argumentativas, foi significativo para a apropriação da situação de produção do gênero por parte dos alunos, os quais apresentaram posicionamentos mais claramente na versão final do artigo de opinião. Nesse contexto, vale destacar que os alunos envolvidos na pesquisa foram motivados a exercer um papel social de cidadãos através do trabalho de escrita do gênero artigo de opinião.

Presidente - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA
Interno - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSÉ DA SILVA SIMÕES - USP
Notícia cadastrada em: 31/07/2018 12:04