Banca de DEFESA: ANNE NAYARA RAIMUNDO GUEDES

DATA : 30/07/2018
LOCAL: Auditório B - CCHLA

METAMORFOSES: DA LEITURA LITERÁRIA À PRODUÇÃO TEXTUAL

Sequência didática. Leitura literária. Produção textual. Reflexão sobre a linguagem. Metamorfoses. Mitos.

O objetivo deste trabalho foi implementar e analisar uma proposta de uma sequência didática que unisse leitura literária, produção textual e reflexão sobre a linguagem numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental com o intuito de contribuir para o alargamento literário dos discentes, inserindo-os em uma prática significativa de leitura e aprendizado da língua. Para a realização da pesquisa, com base na leitura literária, este trabalho fundamentou-se em Cândido (1995), Llosa (2004) e para os estudos dos mitos, usou-se o livro Metamorfoses, de Ovídio. Recorreu-se também à orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 2001) de Língua Portuguesa do ensino fundamental, para basearmos a aplicabilidade da tríade: leitura literária, produção textual e análise linguística em sala de aula. Em termos metodológicos, a investigação foi de natureza qualitativa e interventiva, ocorrendo em um contexto social concreto, para que os dados levantados chegassem a resultados esperados em uma perspectiva no que se refere ao ensino aprendizagem. Isso foi possível ao implementar a sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Para a geração de dados, utilizou-se os seguintes instrumentos: anotações de campo, rodas de leitura e respostas a perguntas, durante todo o processo de intervenção. Os resultados da pesquisa indicam que trabalhar o ensino sob a perspectiva que preconiza os PCNs considerando o professor como mediador, aluno, texto, contexto, organizando estratégias para motivar os alunos a participarem ativamente do processo de construção do sentido, levou-os a compreender e a interpretar os textos de modo mais proficiente de acordo com as quatro funções da literatura que nos informa Candido (1995). A referida proposta de práticas da leitura literária por meio de mitos ovidianos foi avaliada positivamente pelos alunos. Isso sinaliza a importância de o professor trabalhar o texto literário no ensino fundamental, motivando o discente a ir além da leitura tradicional na escola, trazendo contribuições para a educação literária dos adolescentes.

Interno - 1513790 - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA