Banca de DEFESA: MARGARETH PEREIRA DIAS

DISCENTE : MARGARETH PEREIRA DIAS
DATA : 22/12/2016
LOCAL: Auditório D

BORBOLEANTES E INTEMPORAIS: UM PROTÓTIPO DIDÁTICO DE LEITURAS DE CRÔNICAS COM ESTUDANTES DO 7º PERÍODO DA EJA

Ensino de Língua Portuguesa. Gênero discursivo. Crônica. Protótipo didático.

Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Marinho, Natal/RN, com leituras de crônicas nas aulas de Língua Portuguesa. Tal protótipo teve dupla finalidade: a primeira, como resultado de estudos e discussões realizados no programa ProfLetras que deram origem a um conjunto de ações propiciadores desta pesquisa (o registro); e a segunda, para experimentar esse produto junto aos sujeitos da pesquisa (a prática docente). Neste estudo sistematizamos ações voltadas para um ensino de língua portuguesa autorreflexivo, dinâmico e significativo a partir do trabalho com gêneros discursivos. Para tanto, tomamos como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015), com o qual compartilhamos as ideias sobre concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003 e 2015), Antunes (2003) e Rojo e Moura (2012), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa, além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), que trouxeram discussões pertinentes acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo toma um formato de pesquisa-ação. Com isso, os sujeitos de pesquisa atuam e refletem de forma colaborativa. Algumas ações foram desenvolvidas como aplicação de questionários para colher os dados iniciais da pesquisa, desenvolvemos estratégias e dinâmicas de leituras, bem como nos diversos momentos foram evidentes as “vozes” dos sujeitos de pesquisa, ilustrada, em especial, no capítulo final deste registro. Verificamos que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por ser um gênero que se aproxima à realidade cotidiana. Por sua vez, ao sugerir reflexão, provoca nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos, estabelecendo relações entre leituras e senso crítico.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS