Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE EDUARDO DE OLIVEIRA

DISCENTE : HENRIQUE EDUARDO DE OLIVEIRA
DATA : 16/05/2016
LOCAL: Sala de Professor Derivaldo dos Santos

A IDENTIDADE EM PERSPECTIVA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Palavras-chaves: Literatura,  identidade, ensino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino com foco na leitura e compreensão do texto literário, no Ensino Fundamental II. Visamos com essa proposta privilegiar ações que proporcionem à fruição, bem como atividades direcionadas a fim de proporcionar uma reflexão que possa enriquecer o trato com o texto literário, diante da riqueza que esses textos podem oferecer ao aluno. Os aspectos que nortearão as análises textuais são os fenômenos que remetem a formação da identidade cultural dos indivíduos, e como esses fatores são percebidos pelos alunos. O argumento que fundamenta nossa proposta é que, mesmo envolto a tantos percalços, os textos literários precisam integrar a rotina da educação básica, dado a importância desses textos para formação do indivíduo no desenvolvimento cognitivo, linguístico, histórico e, especialmente, ao seu caráter humanizador. Desta forma, a literatura propõe uma reflexão ao sujeito sobre seu lugar na sociedade e o faz repensar sua condição perante o outro. Essa reflexão demanda do indivíduo um posicionamento crítico diante das convenções sociais, libertando-o dos tabus e questionando a realidade vigente. Para estabelecer essa conexão, propomos esta intervenção que terá como recurso o conto; O embondeiro que sonhava pássaros, do escritor moçambicano Mia Couto. O conto integra a obra Cada homem é uma raça (2013). A metodologia a ser utilizada focará na leitura e análise da percepção dos aspectos relacionados à formação identitária, especialmente os fatores pertinentes às culturas nacionais, ou seja, a necessidade do sujeito de pertencimento, e quais fatores são mobilizados nessa busca. A leitura da obra será sucedida da recontagem da narrativa, através de produção escrita, seguida da confecção de um livro objeto. Através da organização do livro, espera-se que os alunos demarquem suas percepções sobre a obra. Visando estabelecer uma conexão com as teorias e compreender os fenômenos destacados, a proposta se fundamenta em autores dedicados à temática da literatura e ensino, mas também em teóricos vinculados aos estudos que tratam da formação identitária. Sendo assim, destacamos; Agazzi (2014), Biassoli-Alves (2000), Candido (1995), Cosson (2014), Damiani (2012), Hall (2006),Fornazieri (2009), Godoy (1995), Leffa (1999), Lepre ( 2011 ), Perrone-Moisés ( 2006) e Todorov ( 2009 ).

Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS