Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIANE MARTINS BARBOSA DA SILVA

Data: 29/04/2016
Local: SALA DO ORIENTADOR - 308
Título:

Literatura africana: As aventuras de Ngunga e sua relevância poética e cultural na sala de aula do Ensino Fundamental.

Ao observarmos a formação do povo brasileiro, percebemos a cristalização de uma identidade cultural heterogênea. Sendo nossa cultura formada a partir de outras culturas percebemos a relevância do estudo da literatura africana como forma de reconhecer quanto desse povo está presente na constituição da nossa própria história e cultura. Com a criação da Lei 10.639/03 que propõe diretrizes curriculares para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, percebeu-se a importância de se ressaltar, em sala de aula, essas culturas como constituinte e formadora da nossa cultura, valorizando, assim, uma área até então pouco explorada. Nesse contexto, não somente o professor de história adquiriu uma nova responsabilidade, mas o de língua portuguesa e literaturas também, já que os escritos literários de um povo diz bastante sobre sua cultura. Dessa forma, surgiu a questão que impulsiona essa pesquisa: Qual é a importância de se trabalhar literatura africana com os alunos do ensino fundamental, ou seja, de que forma essa literatura pode auxiliar na formação acadêmica e desenvolvimento pessoal do aluno, contribuindo, assim, para sua formação cidadã? Como Corpus dessa investigação utilizaremos a obra literária do autor angolano Artur Pestana, Pepetela, As aventuras de Ngunga. A partir da leitura dessa obra, esperamos que os alunos conheçam e ampliem seus conhecimentos sobre a literatura e a cultura africanas. Seguiremos os procedimentos metodológicos da sequência didática propostos por Rildo Cosson (2014), com algumas alterações ao longo da aplicação das atividades. Outras teorias irão nos auxiliar na nossa pesquisa como as defendidas por Antoine de Compagnon (2009), Vicent Jouve (2012) e Antônio Cândido (1995). Assim, apresentaremos uma proposta de intervenção visando contribuir e ampliar o desenvolvimento intelectual e pessoal de nossos alunos a partir do estudo da literatura africana.

PALAVRAS-CHAVE:

Leitura literária; África; Literatura; Ensino