Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JARLENE DE LIMA

DISCENTE: MARIA JARLENE DE LIMA
DATA: 01/04/2016
LOCAL: Auditório do CCHLA

A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II

Metalinguagem. Poema. Leitura. Sequência Didática.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada

Este projeto de intervenção visa compreender como a metalinguagem pode estabelecer uma confluência de ideias e significações entre o leitor/texto/autor, contribuindo para a leitura crítica do gênero poema pelos alunos do ensino Fundamental II. Subjacente a esta concepção apresenta as contribuições teórico-metodológicas de Rildo Cosson (2014), a visão humanizadora da Literatura de Todorov (2009), a compreensão dialógica da linguagem apresentada por Bakhtin (2003), bem como a apreensão do conceito de leitura estabelecido Elias e Kock (2013). Será promovido por meio de uma sequência didática que trabalhará a leitura de metapoemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mário Quintana e João Andrade. O projeto culminará com uma proposta didática para professores e promotores de leitura e terá como dados para análise a produção de um roteiro e um livro-clip elaborados pelos alunos. Desse modo, ao fim do processo, será possível chegar à compreensão da metalinguagem como um recurso artístico capaz de desanuviar a obra poética, por meio de uma simbiose poeticamente construída a partir da reflexão do poeta sobre a sua obra, aspecto que deve ser considerado como facilitador do acesso à linguagem literária para os leitores em formação no Ensino Fundamental II.

Presidente - 349739 - HUMBERTO HERMENEGILDO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1675070 - JOSE LUIZ FERREIRA