Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA OLIVEIRA DE FARIAS

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Este estudo analisa os efeitos da roteirização em propostas narrativas do Livro Didático de Português (LDP) do Ensino Fundamental (EF) do 6º ano, no processo de escrita do conto pelo aluno, propondo uma intervenção por meio de uma sequência didática. Teoricamente, a pesquisa está baseada nos estudos interativos de linguagem, advindos da teoria bakhtiniana, sobretudo na integração das práticas de leitura, análise linguística e de produção textual. Os registros foram obtidos no 6º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública localizada na zona norte da cidade de Natal/RN. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo e quantitativo na qual a geração dos registros teve como base a metodologia da pesquisa-ação. A obtenção dos registros ocorreu em duas etapas, que se complementam, já que a primeira guiou o planejamento e a execução da segunda. A primeira etapa se deteve na aplicação de uma proposta narrativa do Livro Didático de Português (LDP) e analisar os efeitos da roteirização presentes na produção dos textos narrativos dos alunos. Na segunda etapa de intervenção foi desenvolvido pelo professor da sala de aula um trabalho da escrita narrativa com os alunos. Essa prática foi influenciada por conceitos de sequência didática de Dolz; Scheneuwly  (2004), projetos de classe aos modelos teóricos interativistas de Lopes-Rossi (2011), projetos pedagógicos de leitura e produção de gêneros discursivos e estudo da narrativa a partir da proposta de Jolibert (1994). Resultados preliminares apontam 03 fatores importantes: (i) uma proposta narrativa roteirizada, leva a pouco desenvolvimento da escrita, uma vez que os alunos tendem a seguir apenas o comando e optam pelo que já lhes é familiar; (ii) sem orientação do professor, os alunos não conseguem entender o comando da proposta, é preciso mais leituras e informações sobre o texto e sobre os interlocutores eleitos, já que estas não são óbvias, nem facilmente inferidas; (iii) com a intervenção do professor por meio da sequência didática, os alunos podem compreender melhor o comando, entender a estrutura da narrativa e extrapolar a roteirização apresentada na proposta do Livro Didático de Português (LDP) e (iv) a intervenção posterior, visando à reescrita, é fundamental para o desenvolvimento mais significativo da aprendizagem da escrita.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interno - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA