Banca de DEFESA: MARIA GLEYCIANE DA SILVA

DISCENTE : MARIA GLEYCIANE DA SILVA
DATA : 25/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/adj-mzck-aps

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E FLEXIBILIDADE NA ATUAÇÃO FUNCIONAL: UM ESTUDO COM OS ASSISTENTES EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Flexibilidade funcional. Desenvolvimento de competências. Capacitação de servidores. Aprendizagem no trabalho.

A pesquisa tem como objetivo geral analisar as políticas e práticas da UFRN no desenvolvimento de competências relacionadas com flexibilidade na atuação funcional para o cargo Assistente em Administração, considerado o contexto atual de extinção de cargos técnico-administrativos e não reposição de força de trabalho por dificuldades na realização de concurso público, e de novas exigências legais na capacitação de servidores, relacionadas, por exemplo, com o preparo para mudanças internas e externas e para substituições em serviço, cenário que alcança as universidades federais. O estudo pode ser classificado como exploratório, documental, estudo de caso, de natureza aplicada e de métodos mistos, com predominância qualitativa. Na primeira etapa da pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados fontes documentais, permitindo-se a imersão inicial no ambiente pesquisado por meio da identificação e análise de documentos estratégicos da UFRN. A segunda etapa da pesquisa foi direcionada para a coleta de dados primários, por meio da realização de entrevistas com as gestoras de desenvolvimento e capacitação de pessoas da instituição, bem como da aplicação de um questionário com os Assistentes em Administração. Para o tratamento dos dados obtidos, utilizou-se como procedimento estratégico a triangulação metodológica. Como resultados, constatou-se que a UFRN vem discutindo o tema flexibilidade funcional dentro das políticas estratégicas de recomposição da força de trabalho técnico-administrativa, em consonância com o novo cenário de limitação de servidores; que essas discussões e ações encontram-se em estágio de amadurecimento e envolvem a conclusão de alguns estudos ligados, por exemplo, ao dimensionamento e balanceamento de servidores, e à atualização do mapeamento de competências; que há uma carência na capacitação interna de estratégias que preparem o Assistente em Administração para responder a necessidades relacionadas com flexibilidade na atuação funcional; e que a oferta de uma atividade que envolva a aprendizagem no trabalho em uma perspectiva intersetorial teria potencial para apoiar as iniciativas de adequação institucional dentro do novo contexto, atendendo, ainda, à nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.

Externo à Instituição - EDMILSOM DE OLIVEIRA LIMA
Presidente - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Externa ao Programa - 1718044 - PATRICIA WHEBBER SOUZA DE OLIVEIRA