Banca de QUALIFICAÇÃO: VALESKA MARIANA DIAS MELO

DISCENTE : VALESKA MARIANA DIAS MELO
DATA : 09/06/2020

Proposta de um Guia de Boas Práticas de Gestão para Execução da Estratégia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte baseada no Plano de Gestão 2019-2023

Execução da Estratégia; Plano de Gestão; Guia de Boas Práticas de Gestão.

Sabe-se que o processo de execução da estratégia nas organizações envolve diversos aspectos interrelacionados, como o engajamento de colaboradores, comunicação ativa, desenvolvimento de competências e flexibilidade para adaptar-se as recorrentes mudanças internas e externas à organização que ocorrem no contexto social, político e econômico. Isso caracteriza o processo de implementação da estratégia em uma organização como um fenômeno complexo, apresentando diversos desafios para as Instituições de Ensino Superior, as quais em razão de sua natureza pública apresentam recursos escassos e estão imersas em um ambiente complexo. Em se tratando da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2019, houve mudança na alta gestão da instituição,sendo elaborado um novo Plano de Gestão o qual orientará o conjunto da Universidade durante a vigência dessa gestão que permanecerá por quatro anos. Esse novo plano rompe com o modelo utilizado nas gestões anteriores, e por isso a sua execução é considerada um desafio. Diante desse cenário, a presente pesquisa busca possibilitar uma execução mais efetiva do novo plano de gestão, a partir do desenvolvimento de um Guia de Boas Práticas de Gestão o qual objetiva ser um instrumento que auxilie os gestores da instituição na execução e monitoramento da estratégia do plano. Para viabilizá-lo, buscou-se aplicar a metodologia pesquisa-ação e adotar as dimensões propostas por Oliveira, Carneiro e Esteves (2019), utilizando uma abordagem metodológica dedutiva, objetivos exploratórios e prescritivos e de natureza qualitativa. Desse modo, o estudo utiliza essas técnicas de pesquisa para sugerir boas práticas de gestão, e consequentemente, proporcionar índices superiores nos resultados do plano.

Interno - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Presidente - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR