Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ADLLER DE ALMEIDA NASCIMENTO

DISCENTE: MARCOS ADLLER DE ALMEIDA NASCIMENTO
DATA: 31/08/2012
LOCAL: NEPSA

DESIGUALDADE SOCIAL, CIDADANIA E COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:  PERFIL, COMPETÊNCIAS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR DE ESTUDANTES DA REDE REPÚBLICA DE ENSINO NO RIO GRANDE DO NORTE.

Empreendedorismo Social, Educação Complementar, Avaliação de Projetos Sociais

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Em 2008 o CNPq – através do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e recursos do Fundo Setorial de Agronegócios (CT-Agro) – lançou o Programa de Intervivência Universitária, pela via do Edital nº 23/2008, no intuito de criar oportunidades para que jovens da zona rural participassem do ambiente de formação universitária, visando à ampliação de oportunidades de estudo e trabalho e buscando o protagonismo juvenil. No total, 44 propostas foram aprovadas, dentre as quais, a submetida pela Incubadora OASIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A Intervivência garante acesso a conhecimentos especializados, laboratórios, auditórios e outros equipamentos, resgatando a autoestima e a confiança de jovens mediante a desmitificação do distanciamento da Universidade de segmentos vulneráveis. Altera condutas e amplia expectativas e perspectivas de vida, apresentando-se como espaço acadêmico relevante para a compreensão do comportamento juvenil, muito mais pelo fato de que a produção intelectual no tema, no Brasil, é escassa, conforme indica o banco de teses da CAPES. A proposta tem relevância social pela própria natureza do tema que aborda. Estuda programa de âmbito nacional – a Intervivência Universitária. No instante em que a qualidade da educação básica pública é motivo de debate em todo o país, em virtude de indicadores precários de sucesso, iniciativas voltadas ao incentivo à inovação e à criatividade em tal sistema ganham destaque, especialmente quando tal investida ocorre com apoio da Universidade e de um grupo de estudos que tem experiência bem-sucedida aplicada aos ensinos Fundamental e Médio com jovens entre 15 e 23 anos de idade. Além disso, é valido destacar o viés de melhoria da qualidade de vida, pois, volta-se à pesquisa junto a segmento que está vivenciando recursos de Gestão Social, especificamente, de Empreendedorismo Social. Tem, assim, nítido caráter humanista e ético. A pesquisa está vinculada a políticas públicas de Educação, de modo mais imediato, por estar centrada no apoio ao desenvolvimento do sistema público de ensino a partir da avaliação de resultados de uma proposta teórico-metodológica dentro do Programa de Intervivência Universitária. Originalmente desenvolvida entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, a Intervivência OASIS contou com a participação de 180 estudantes, oriundos de seis escolas públicas de Ensino Médio e ocorreu a partir de referenciais teórico-metodológicos fundados em Empreendedorismo Social, Protagonismo Juvenil e Educação Popular. A partir da experiência pioneira bem-sucedida, a equipe da Incubadora OASIS reeditou a ação em 2011/2012, desta vez, com 11 municípios e 330 alunos. É, pois, para este universo, que a presente pesquisa se volta.  O intuito é verificar potencialidades da estratégia socioeducativa do Projeto OASIS, de Intervivência Universitária, no que se refere à formação de jovens – em situação socioeconômica vulnerável – para o Empreendedorismo Social. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa parte da seguinte questão central: em que medida a estratégia socioeducativa OASIS, de Intervivência Universitária, desenvolve competências de comportamento empreendedor junto a jovens estudantes com perfil de vulnerabilidade socioeconômica?  Trata-se de estudo de caráter quanti-qualitativo contemplando todo o universo, em perspectiva censitária, nas fases quantitativas de coleta e análise dos dados.

Externo ao Programa - 1228495 - MARCIA CRISTINA ALVES
Externo à Instituição - THIAGO FERREIRA DIAS - UFERSA