Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBA DE OLIVEIRA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBA DE OLIVEIRA BARBOSA
DATA: 28/06/2012
LOCAL: nepsa

O ESTADO EM AÇÃO NA FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO DESTINO TURÍSTICO DE PORTO DE GALINHAS, LITORAL SUL DE PERNANBUCO: das fazendas de coco à exploração turística

Estado. ação pública. Política de turismo. Referencial. Porto de Galinhas.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Este projeto teve como ponto de partida o interesse pela compreensão do turismo enquanto estratégia de desenvolvimento em regiões tidas como subdesenvolvidas e a percepção de incoerências entre os benefícios propagados nos discursos governamentais em prol da atividade em comparação com as realidades sociais apresentadas nos destinos turísticos. Com leituras exploratórias, especialmente em Beni (2003, 2006) e Cruz (2002), percebeu-se a ação pública como ente principal na condução das políticas implementadas. As constatações da existência de mudanças na forma de intervenção ao longo das décadas e da importância do Estado no turismo para impulsionar a atividade e ao mesmo tempo minimizar as externalidades negativas e coordenar interesses de entidades, por vezes contraditórios, despertaram o interesse deste estudo tornando as transformações das ações públicas na formação e consolidação de destinos o objeto de pesquisa* *deste projeto de tese. As ações voltadas à promoção e consolidação do turismo, desenvolvidas em diferentes níveis (global, nacional, regional, estadual e municipal), fazem parte de um espaço de decisões públicas da política de desenvolvimento adotada pelos governos e estimulada por instituições globais como o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas. O *lócus*de investigação proposto é o destino turístico de Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco, escolhida como a melhor praia do país por dez anos consecutivos por uma importante revista especializada e destino alvo de relevantes programas governamentais em níveis federal e estadual ao longo das últimas duas décadas, como o Programa de Municipalização do Turismo, o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste e o Programa de Regionalização do Turismo. Diante do exposto, a pergunta de pesquisa formulada é a seguinte: de que forma as ações públicas e suas transformações incidentes na região de Ipojuca interferiram na formação e consolidação do destino turístico de Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco? Dois conjuntos teóricos embasarão o estudo: a análise da ação pública, especialmente a abordagem cognitiva de políticas uma vez que se baseia na ideia de que uma política pública opera como um processo de interpretação do mundo permitindo aos atores compreender as transformações de seu contexto e a discussão sobre o turístico e o desenvolvimento de localidades. Os procedimentos metodológicos estão orientados por uma abordagem predominantemente qualitativa e quanto aos objetivos, a pesquisa se enquadra em um estudo descritivo, ao procurar expor características de determinado fenômeno estudado, no caso, o papel das transformações da ação pública na formação, transformações consolidação do destino turístico de Porto de Galinhas. Quanto aos meios, a pesquisa define-se como de campo,documental e bibliográfica. Esta investigação utilizará como estratégia de investigação o método de estudo de caso. Serão utilizadas a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a entrevista, ou seja, diferentes fontes e técnicas de coleta e análise de dados, também chamada por Denzin e Lincoln (1994) de triangulação.

Presidente - 350499 - DINAH DOS SANTOS TINOCO
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Interno - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 19/06/2012 15:45