Banca de QUALIFICAÇÃO: WALID ABBAS EL AOUAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WALID ABBAS EL AOUAR

DATA: 16/06/2011

LOCAL: nepsa

CANTRIBUIÇÕES DA INSERÇÃO DE MÚSICA, DURANTE A ATIVIDADE LABORAL, PARA OBTENÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): UM ESTUDO DE CASO NO AMBIENTE FABRIL

Qualidade de Vida no Trabalho. Música no trabalho. Psicologia da música. Gestão de pessoas. Inovação Organizacional.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição da inserção de música no trabalho, durante a atividade laboral, para a obtenção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a partir de experiências vivenciadas por colaboradores do setor de confecção de colchas de indústria têxtil. Para tanto, no tocante à QVT, utiliza-se como principal fundamentação teórica as dimensões previstas na visão Biopsicossocial e Organizacional (BPSO-96) propostas por Limongi-França (2004), bem como a sua conceituação sobre o construto, e, ainda, dimensões e atributos previstos nos principais modelos teóricos descritos na literatura sobre o tema. Em relação à música, por não haver acervo teórico consistente que comprove cientificamente a sua influência, são utilizados resultados de trabalhos teórico-empíricos que atestam seus efeitos e funções sobre o comportamento humano em geral e, mais especificamente, no trabalho. Trata-se da música funcional, que pode ser usada a serviço da melhoria das atividades humanas, não devendo ser ouvida ativamente, mas percebida. Do ponto de vista epistemológico, este estudo possui características que o direciona à lógica interpretativista, encontrado apoio teórico na concepção fenomenológica. Esta pesquisa será abordada de forma qualitativa, sob o enfoque subjetivista-compreensivista, que privilegia aspectos subjetivos dos atores, a compreensão da realidade a-histórica e a relevância dos fenômenos pelos significados que eles têm para o sujeito. Caracteriza-se, ainda, como estudo de caso único, a ser conduzido e desenvolvido no local onde o fenômeno ocorre. Possui finalidades predominantemente descritivas, ao buscar descrever as características de determinado fenômeno (inserção musical), a partir de opiniões, atitudes e experiências vivenciadas por colaboradores da fábrica, no intuito de estabelecer associações entre variáveis (fontes de QVT e efeitos de música). Os dados primários serão coletados através da técnica de grupo focal, utilizando-se um roteiro de debate, adotado como instrumento principal de coleta de dados, que será aplicado aos colaboradores do departamento da empresa. Será utilizada, ainda, a entrevista semi-estruturada, como instrumento complementar para elucidação do problema dessa pesquisa, cujo roteiro será aplicado ao gestor daquele departamento. Os participantes dos grupos focais serão selecionados pelo próprio gestor do setor de confecção de colchas da empresa, por conhecer de perto os seus colaboradores. Serão escolhidos, assim, aqueles mais extrovertidos, para que possam interagir mais intensamente no grupo focal, de modo a permitir maior aprofundamento e reflexão acerca das questões abordadas no decorrer do processo de investigação. Serão formados, inicialmente, dois grupos focais, cada um dos quais compostos por dez participantes. Caso ocorram divergências significativas entre os resultados das discussões, será formado outro grupo e, assim, sucessivamente, até que se evidencie que não houve acréscimo de informações relevantes aos objetivos desta pesquisa, de acordo com o critério de saturação teórica. Os dados serão analisados qualitativamente, através da técnica de análise de conteúdo, mais especificamente, a análise categorial. Com os resultados da presente pesquisa, espera-se contribuir para ampliação dos estudos sobre QVT, primeiramente por utilizar abordagem qualitativa, que pretende contemplar a dinâmica e fluidez do mundo atual, além de proporcionar a humanização das relações entre pesquisador/respondente. Ademais, ao associar a contribuição da música à obtenção de QVT, pretende-se abrir um campo de pesquisas ainda pouco explorado nos estudos sobre o tema, visto que a música estaria sendo subutilizada nos Programas de QVT (PQVT). Não obstante as inúmeras pesquisas sobre esse construto e o crescente interesse por música, que afeta o ser humano na sua integralidade, ainda se carece de teoria consistente que venha a comprovar a sua contribuição no ambiente de trabalho, bem como descrever os parâmetros de sua influência.

Interno - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Presidente - 347006 - JOSE ARIMATES DE OLIVEIRA