MODERNIZAÇÃO DO ESTADO: O CASO DA REFORMA ADMINISTRATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ.
Nova Gestão Pública. Estado. Piauí. Falha seqüencial.
Durante o início do século XX observa-se uma expansão da estrutura administrativa do Estado devido à ampliação de sua área de atuação. Com as mudanças ocorridas no período pós-guerra, como o desenvolvimento tecnológico e a conseqüente globalização, as burocracias públicas passam a não mais atender às novas demandas. Para interagir neste contexto de relações e demandas mutantes, a estrutura estatal teria que se tornar mais flexível e descentralizada. Assim, nos anos 70 e 80 surge um movimento reformador das estruturas públicas, conhecido como New Public Management - NPM. Esta nova proposta de estrutura estatal somente irá se materializar no Brasil em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Assim como as experiências internacionais, a proposta implementada no Brasil adaptou-se às características culturais do estado brasileiro. A reforma brasileira se focou inicialmente na esfera federal, acreditando que as mudanças irradiariam naturalmente para as estruturas públicas estaduais. Contudo, a reforma administrativa nos estados tem avançado com diferentes velocidades. Assim, torna-se importante entender: “Quais os fatores político-institucionais que influenciaram o processo de modernização administrativa do estado do Piauí iniciado em 2003?”, tendo em vista que contextos diferentes apresentam estruturas diferentes. O trabalho visa compreender a reforma administrativa implementada no Piauí iniciada em 2003, a partir da interação dos fatores político-institucionais inerentes ao contexto no qual estava inserida. Para tanto será necessário: fazer um levantamento histórico do processo de formação do estado do Piauí; descrever o modelo de reforma administrativa implementada no Piauí em 2003; e descrever o processo de formulação e implementação da reforma administrativa no Piauí em 2003. A metodologia utilizada será descritiva e exploratória, por meio de uma abordagem qualitativa de análise. Para a coleta de dados utilizar-se-á a técnica de entrevista semi-estruturada e de análise documental. Como técnica de análise será utilizada a análise de conteúdo.