Banca de DEFESA: THALES DA COSTA LAGO ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THALES DA COSTA LAGO ALVES
DATA : 05/02/2024
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (a ser publicado no Forum do Sigaa)

Ensaios sobre liderança e sucesso em projetos: revisão de literatura e evidências dos efeitos dos estilos transacional e transformacional sob mediação do autogerenciamento

Gestão de projetos. Sucesso de projetos. Liderança transformacional. Liderança Transacional. Autogerenciamento.

A adoção da gestão de projetos vem se consolidando nas organizações nas últimas décadas. Diante dessa realidade, a liderança é uma das competências que podem contribuir positivamente para o sucesso do projeto. Essa relação vem sendo abordada pela literatura na busca por observar os efeitos de estilos e competências do líder sobre o sucesso do projeto e, além disso, adicionar outros fatores que possam favorecer, juntamente com as ações de liderança, o alcance do êxito dos projetos. Diante da relevância desse tema, esta tese objetiva trazer novas contribuições a essa área temática por meio de três ensaios. O primeiro deles consiste em uma revisão sistemática de literatura (RSL) visando a explorar como vem sendo abordada a relação entre a liderança e o sucesso do projeto na literatura internacional. Ao todo, 59 artigos foram selecionados e os resultados revelaram a predominância de análises quantitativas que utilizam modelos para aferir a relação liderança-sucesso do projeto com a adição de fatores moderadores e/ou mediadores que possam influenciar o impacto do papel do líder nos projetos bem-sucedidos. Dentre outros achados, a RSL também indica que os estilos transformacional e transacional de liderança e as competências do líder são as abordagens mais utilizadas nos trabalhos levantados. Considerando a necessidade de expandir a gama de fatores a serem explorados em modelos que analisam o impacto da liderança sobre o sucesso do projeto, foram desenvolvidos dois ensaios empíricos adicionais. Para isso, foi realizada uma survey com o propósito de levantar dados de indicadores relacionados ao sucesso do projeto, às lideranças transformacional e transacional e ao autogerenciamento. Esse último construto configurando-se como uma inovação dos modelos testados, já que, até então, as características autorreguladoras dos membros de equipe carecem de mais investigações diante das pesquisas de mesma natureza já realizadas. A amostra total deste trabalho foi composta por 406 membros de equipes de projeto das cinco regiões brasileiras. Por meio da modelagem de equações estruturais (MEE), o segundo ensaio da tese constatou a repercussão positiva direta da liderança transacional no sucesso do projeto e de forma indireta por meio do autogerenciamento dos membros da equipe. Ademais, em outro novo achado para a área, evidenciou-se um efeito moderador significante na relação entre liderança e sucesso nos grupos diferenciados a partir da abordagem utilizada para a gestão do projeto. Foi observado que, em níveis mais elevados de liderança transacional, o alcance do sucesso do projeto torna-se mais evidente em equipes que adotam as abordagens ágil e tradicional. Utilizando igualmente as técnicas de MEE, o terceiro ensaio indicou, da mesma forma, um efeito positivo da liderança transformacional no sucesso do projeto. Esse impacto também ocorre de maneira indireta através da mediação parcial do autogerenciamento. Nesse ensaio, o efeito moderador foi testado entre grupos divididos pela forma de execução do trabalho: presencial, teletrabalho e híbrida. Os resultados revelaram que níveis mais elevados de autogerenciamento dos membros de equipes que atuam em formato de teletrabalho impactam o sucesso do projeto em maior intensidade.

Externo à Instituição - RENATO DE OLIVEIRA MORAES - USP
Externo ao Programa - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL - nullPresidente - 1298904 - CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
Interno - 2864355 - ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE
Externo à Instituição - LUCIANO FERREIRA DA SILVA - UNINOVE